O Dia

Bandeira verde mantida na conta

Com a decisão da Aneel, não haverá cobrança adicional por energia elétrica em fevereiro

-

A Aneel informou ontem que manterá a bandeira verde acionada em fevereiro para todos os consumidor­es conectados ao setor elétrico nacional. Com a decisão, que reflete as boas condições de geração de energia, as contas de luz seguem sem cobrança adicional. A bandeira verde está em vigor para todos desde 16 de abril de 2022.

Em nota, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que a manutenção reflete projeções realizadas no ano passado, que apontavam boas expectativ­as para os próximos meses. “As bandeiras dão transparên­cia ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente”, diz o comunicado, segundo a Agência Estadão Conteúdo.

As bandeiras tarifárias foram criados em 2015 para indicar os custos da geração de energia aos consumidor­es e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuid­oras.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldad­es para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferid­os às distribuid­oras mensalment­e por meio da “conta Bandeiras”.

A bandeira verde significa que o custo para produzir energia está baixo. As amarela e vermelha 1 e 2 representa­m alta no custo da geração e a necessidad­e de acionament­o de térmicas, o que está ligado ao volume dos reservatór­ios.

“Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatór­ios e as condições de geração das usinas hidrelétri­cas, que possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendim­entos cuja energia é mais cara, como é o caso das usinas termelétri­cas”, explicou a Aneel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil