O Dia

Polícia Militar volta a operar na Cidade de Deus

Região vive tensão com disputa entre milicianos e traficante­s do Comando Vermelho

-

APolícia Militar voltou à Cidade de Deus, em Jacarepagu­á, na Zona Oeste do Rio, na manhã de ontem, após um dia sem operações na comunidade.

Desde a última quarta-feira, equipes atuavam para conter a tensão na região, provocada pela disputada entre milicianos e traficante­s pelo controle do território que inclui a Muzema, a Gardênia Azul e Rio das Pedras. A região também vem sofrendo com intensas trocas de tiros entre os criminosos e PMs.

Ontem, equipes do Comando de Operações Especiais (COE), que conta com os Batalhões de Polícia de Choque (BPChq), de Ações com Cães (BAC), de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Grupamento Aeromóvel (GAM), voltaram a realizar operação na região e, com ajuda de um veículo blindado, removeram barricadas das vias da comunidade.

Até o fechamento desta reportagem os PMs já tinham recuperado uma motociclet­a roubada e apreendera­m 680 tiras e 611 trouxinhas de maconha, 600 pedras e 230 trouxinhas de crack e 240 pinos de cocaína. Não há registros de presos.

Além da operação na Cidade de Deus, agentes do Batalhão de Rondas Espeguerra

ciais e Controle de Multidão (Recom) reforçaram o policiamen­to a Avenida Edgar Werneck com a Praça Roberto Pequeno, na comunidade.

Equipes do 18º BPM (Jacarepagu­á) e do 31º BPM (Recreio dos Bandeirant­es) também patrulhara­m a Avenida Engenheiro Souza Filho, na comunidade da Muzema, e a Estrada de Jacarepagu­á, na Gardênia Azul.

A Cidade de Deus se tornou recentemen­te palco da

entre milicianos e o Comando Vermelho, porque criminosos da região teriam invadido a Gardênia Azul, comunidade que há cerca de 40 anos é dominada pelos paramilita­res, bem como a favela da Muzema, no Itanhangá, e Rio das Pedras.

Por conta da operação policial, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família José Neves, em Jacarepagu­á, suspendeu atividades externas

realizadas no território, como as visitas domiciliar­es, mas mantém o atendiment­o à população.

A medida também foi adotada no Centro Municipal de Saúde Hamilton Land, na Cidade de Deus. Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que as unidades escolares funcionara­m normalment­e para atendiment­o administra­tivo, já que o ano letivo ainda não teve início.

 ?? MARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA ?? Equipes do Comando de Operações Especiais circulam pela Cidade de Deus nesta segunda-feira
MARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA Equipes do Comando de Operações Especiais circulam pela Cidade de Deus nesta segunda-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil