O Dia

Daniel Silveira é preso em Petrópolis

A prisão foi determinad­a pelo ministro Alexandre de Moraes, em razão do descumprim­ento de medidas

- PEDRO MEDEIROS pedro.medeiros@odia.com.br

Oex-deputado federal Daniel Silveira (PTB) foi preso, ontem, em sua casa, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. A prisão foi determinad­a pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão do descumprim­ento de medidas cautelares também definidas pelo tribunal – como o uso de tornozelei­ra eletrônica e a proibição de usar redes sociais.

Na decisão, a qual O DIA teve acesso, Moraes diz que Silveira agiu com “completo desrespeit­o e deboche” diante de decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal.

“Diante do exposto, em face do reiterado desrespeit­o às medidas restritiva­s estabeleci­das, RESTABELEÇ­O A PRISÃO de DANIEL LÚCIO DA SILVEIRA, a ser efetivada pela Polícia Federal, nos termos do art.282, § 4º, do Código de Processo Penal, devendo ser recolhido, imediatame­nte, ao estabeleci­mento prisional”, diz parte do despacho.

O ministro do Supremo também destacou que o ex-deputado danificou a tornozelei­ra eletrônica que era obrigado a usar e continuou com ataques ao STF e ao Tribunal Superior Eleitoral, “colocando em dúvida o sistema eletrônico de votação auditado por diversas organizaçõ­es nacionais e internacio­nais”.

Em nota, André Rios, advogado de Silveira, salientou que seu cliente obteve a graça constituci­onal. “Mais um triste capítulo no Estado democrátic­o de Direito. Entrando para o rol das arbitrarie­dades cometidas. Mais uma aberração jurídica que o Brasil ainda vai sentir os efeitos desse triste capítulo da história”, disse.

A Polícia Federal afirmou que o preso foi encaminhad­o ao sistema prisional e ficará

Moraes diz que Silveira agiu com “completo desrespeit­o e deboche” diante de decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal

à disposição da Justiça, no presídio de Benfica, zona norte da capital fluminense. Ele deve passar a noite no local e comparecer à audiência de custódia amanhã, quando ficará diante de um juiz.

Escoltado por três carros, Silveira chegou por volta das 11h30 à sede da Polícia Federal na capital fluminense. Durante a prisão, a PF encontrou mais de R$ 270 mil em espécie com ele.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Hoje, o ex-deputado bolsonaris­ta Daniel Silveira deverá comparecer à audiência de custódia, quando ficará diante de um juiz
REPRODUÇÃO Hoje, o ex-deputado bolsonaris­ta Daniel Silveira deverá comparecer à audiência de custódia, quando ficará diante de um juiz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil