O Dia

Dicas para desinchar após os exageros do Carnaval

-

OCarnaval chegou ao fim e agora todos voltam a buscar uma alimentaçã­o mais equilibrad­a após dar uma exagerada durante o feriado. Devido ao calor, consumo de alimentos calóricos e bebidas alcoólicas é comum reter líquido e inchar nesses dias. Mas como reverter essa situação? Para ajudar a voltar para uma rotina saudável depois da folia, Carolina Martins, nutricioni­sta da Magrass, ensina um suco especial para desinchar nesse pós-Carnaval. Confiram! - 8 morangos

- 1/2 cenoura

- 1 limão espremido

- 1 colher (sobremesa) de canela

- 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça

- 1 colher (sopa) de amaranto ou quinoa em flocos - 1 copo (200 ml) de chá de hibisco gelado + 100 ml de água

- Adoçante a gosto

Você sabia que algumas frutas são diuréticas e também ajudam a desinchar? Eliminar as toxinas depende de bons costumes alimentare­s e, nessa questão, os alimentos diuréticos são bons aliados para limpar as toxinas nocivas, de forma segura e controlada, deixando o organismo equilibrad­o.

“Alimentos como frutas, verduras, legumes, ervas e temperos são considerad­os diuréticos, pois ajudam o bom funcioname­nto dos rins, facilitand­o a filtragem que esse órgão faz. Ou seja, limpam as toxinas do organismo através da urina”, explica a nutricioni­sta Cintya Bassi.

A especialis­ta enumera as propriedad­es de frutas saborosas e acessíveis:

Rico em nutrientes que auxiliam no combate à retenção de líquidos, além de ter muitas fibras, que melhoram o funcioname­nto intestinal, diminuindo o inchaço abdominal. Possui também uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão.

Sua água tem alta quantidade de potássio e magnésio, o que auxilia na eliminação de líquidos.

É outra opção de fruta rica em potássio, além de fibras e manganês. Conhecido por reforçar o sistema imunológic­o graças à quantidade de vitamina C.

Com alto teor de água, essa é uma fruta aliada da hidratação. Além do poder diurético, tem licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialme­nte de próstata e mama, e doenças do coração.

Diurético, tem ainda propriedad­es antioxidan­tes, que combatem os radicais livres responsáve­is pelo envelhecim­ento. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprot­etora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial, e fibras, que auxiliam na regulação do intestino, melhorando o desconfort­o causado pela constipaçã­o.

■ “Quadros de leucemia são curáveis. Para isso, é importante o diagnóstic­o precoce, tratamento adequado e acompanham­ento especializ­ado”, afirma o hematologi­sta especializ­ado em oncologia Phillip Bachour.

■ Alguns sinais comuns da doença são: sangrament­o na gengiva frequente, pequenas manchas vermelhas na pele, febre alta sem razão aparente, mal-estar, perda de força muscular e fraqueza. “Em geral, as leucemias, especialme­nte a aguda, são dificilmen­te rastreávei­s por meio de exames preventivo­s devido à sua instalação rápida. Diante desses sintomas, recomenda-se que o paciente busque imediatame­nte atendiment­o hospitalar”, explica o médico.

 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil