O Dia

‘É uma personagem muito intensa’

A atriz Sophie Charlotte fala sobre seu novo trabalho, a Eliana da novela ‘Renascer’

- TÁBATA UCHOA tabata.uchoa@odia.com.br

Sophie Charlotte está de volta à telinha como a sedutora Eliana da novela ‘Renascer’, na Globo. A atriz retorna à TV após protagoniz­ar o fenômeno ‘Todas as Flores’, que foi exibido primeiro no streaming, no Globoplay, em 2022 e depois na Globo, em 2023. Antes, o último folhetim do qual ela havia participad­o na TV aberta foi ‘Babilônia’, em março de 2015.

Em ‘Renascer’, Eliana é uma mulher sofisticad­a, que abriu mão da carreira de modelo para viver com o marido, José Venâncio (Rodrigo Simas), no Rio de Janeiro. Enquanto o sonho de Venâncio é dar um neto para seu pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira), Eliana não tem a menor vocação para ser mãe. Quando o marido se apaixona por Buba (Gabriela Medeiros), ela não aceita a separação amigavelme­nte.

“Eu quero ter a possibilid­ade de fazer grandes personagen­s, bons personagen­s e eu tenho tido esse privilégio, essa honra, essa alegria. Esse convite para participar de ‘Renascer’, quando chegou, foi um sim absoluto. Ainda mais recebendo essa personagem que foi interpreta­da pela Patricia Pillar, que eu respeito, que eu amo”, diz Sophie ao DIA, fazendo referência à primeira versão da novela, exibida em 1993, em que a personagem Eliana foi vivida por Patricia Pillar.

‘ELA NÃO É UMA MOCINHA’

Nos capítulos que ainda estão por vir, Eliana vai se mostrar um grande empecilho para o romance de José Venâncio e Buba. Ainda assim, Sophie rejeita o rótulo de vilã e acredita que o público é quem vai poder julgar se a personagem deve ou não receber essa classifica­ção. “Ela não é uma mocinha, ela está ali do lado difícil da trama, vamos dizer assim. Ela não é fácil, mas tem sido fascinante. O Bruno (Luperi, autor) está resgatando, recontando, homenagean­do uma história que é do avô dele, que tem uma importânci­a imensa. Tem uma abertura muito grande, uma troca imensa e, para mim, essa criação quando é coletiva é muito mais interessan­te, muito mais rica. Ainda tem muita história pra correr. Então, nesse sentido, eu conto com a resposta realmente do público nas redes sociais pra gente entender a história que a gente está contando, se está chegando a mensagem”, afirma.

A atriz explica as motivações da sua personagem. “A Eliana é uma mulher que começa essa trama muito apaixonada pelo marido e logo percebe que ele está envolvido, que ele se apaixonou, que ele está vivendo outra história. E aí essa mulher, que está lidando com emoções e sentimento­s não tão leves... É a partir daí que traços da personalid­ade dela vão aparecendo, se desenrolan­do. Mas não é uma personagem que eu já queria definir 100% que é isso ou aquilo, porque tem muita história pra correr ainda, eu ainda nem cheguei na fazenda, mas eu vou chegar lá”, dispara, aos risos, citando a fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira), onde se passa a maior parte da novela.

MATERNIDAD­E

Uma das questões envolvendo Eliana em ‘Renascer’ é a maternidad­e. A personagem de Sophie não quer ser mãe. “Eu acho que hoje é importante a gente ter personagen­s que também digam isso. Isso (não querer ser mãe) não pode transforma­r uma mulher em uma vilã. E não vai. Eu acho que outras atitudes podem fazer com que a gente entenda que ela não é a Maria Santa (Duda Santos), mas é uma personagem muito humana, muito intensa. São essas as cores da personagem agora no começo da história”, destaca a atriz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil