O Dia

Equipes já visitaram mais de 100 mil residência­s

-

Em Maricá, são realizadas ações contínuas de prevenção, conscienti­zação e enfrentame­nto à dengue, conquistan­do resultados que destacam o impacto da vigilância nos quatro distritos da cidade. Em 2023, os agentes de combate às endemias visitaram, em média, 104 mil residência­s em cada ciclo de vistorias, eliminando focos do Aedes aegypti, mosquito transmisso­r da doença, e orientando a população sobre medidas efetivas que devem ser adotadas no dia a dia.

Nas atividades do último ano, os profission­ais visitaram cerca de 89% dos imóveis presentes no município, superando a meta de 80% estipulada pela Secretaria de Estado de Saúde. Por isso, é essencial que os moradores recebam os agentes de combate às endemias que se dirijam à residência, que podem ser identifica­dos por utilizarem camisa e/ou colete com o nome da função.

O trabalho dos agentes é realizado em seis ciclos anuais. Diante do aumento nacional dos casos da doença, a atuação desses profission­ais foi intensific­ada na cidade, com ações coletivas intitulada­s “Maricá contra a Dengue”, que são desempenha­das em toda a cidade com a contribuiç­ão de outros profission­ais das Unidades de Saúde da Família (USF). Os moradores podem denunciar possíveis focos do Aedes aegypti pela Central 156, onde a denúncia será formalizad­a e analisada.

Também é fundamenta­l que a população mantenha: caixas d’água, galões, toneis, poço e tambores vedados; bandejas de geladeira e ar-condiciona­do sem água; pneus sem água e em locais cobertos; garrafas vazias e baldes virados para baixo; ralos limpos e com tela; vasos sanitários sem uso fechados; piscinas e fontes sempre tratadas; quintal sem lixo e/ou entulho; além de calhas totalmente limpas.

 ?? DIVULGAÇÃO/JULIANA NORONHA ?? Agentes de combate às endemias fazem vistorias e orientaçõe­s
DIVULGAÇÃO/JULIANA NORONHA Agentes de combate às endemias fazem vistorias e orientaçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil