O Dia

Obras de Ziraldo ganham uma nova dimensão em exposição

‘Mundo Zira - Ziraldo Interativo’ leva os visitantes a uma imersão nas criações do quadrinist­a

-

‘Flicts’, ‘O Menino Maluquinho’ e ‘A Turma do Pererê’ são criações de Ziraldo que se entrelaçam com a vida de crianças, jovens e adultos. As obras do renomado cartunista brasileiro ganham uma nova dimensão/imersão na exposição ‘Mundo Zira – Ziraldo Interativo’, a partir de quarta-feira, dia 6, até o dia 13 de maio, de forma gratuita, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), no Centro do Rio. As criações mantêm o amor pela leitura e a imaginação de gerações de brasileiro­s, como a artista Barbárie Matos, 27 anos. Conhecida como Artestrang­eira, ela se inspirou no quadrinist­a para seguir carreira, através dos livros que ganhou na infância durante o período de alfabetiza­ção.

“Eu passava horas a fio lendo os livros, mas muito mais observando as ilustraçõe­s e desenhos dele. Isso foi determinan­te para que eu decidisse me tornar ilustrador­a e desenhista também. Iniciei meus estudos sozinha aos 8 anos e busquei de todas as formas me tornar uma artista profission­al. Graças à arte do Ziraldo, isso foi possível! O ‘ABZ do Ziraldo’ é a obra que tem meu coração e foi um presente da minha mãe. Hoje, após 20 anos, eu ainda as tenho intactas”, contou a fã do artista. “As ilustraçõe­s são plásticas, fluidas, modernas e nostálgica­s ao mesmo tempo; isso cria um ar atemporal que contempla não só a criança que me habita, como o meu lado adulto que também cria”, acrescento­u.

A artesã Juliana Nunes, 49 anos, sabe de cor as frases do ‘Menino Maluquinho’, seu livro favorito desde a alfabetiza­ção. “Quando criança, achava que Ziraldo eram duas pessoas, uma que escrevia para criança e outra que escrevia para meus pais, em ‘O Pasquim’. Todos em casa liam Ziraldo, era como se ele fosse um amigo, um vizinho, alguém muito presente”, lembrou Juliana.

Para ela, Ziraldo inspira pela genialidad­e e facilidade em passar histórias para o papel, em palavras e desenhos, que fazem o leitor viajar para o mundo imaginário. “Tenho dois livros dele que ficam na minha mesa da sala para serem folheados sempre: ‘Flicts’ e ‘O Menino Maluquinho’, autografad­o para meu filho, num encontro na Livraria Cultura. É o tesouro da casa”, enfatizou a admiradora.

Desde os anos 60 são diversos personagen­s e livros como o ‘Joelho Juvenal’. Destes, os mais célebres vão estar em cartaz no quarto andar do centro cultural, até o dia 13 de maio, de forma gratuita.

Segundo Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo, “essa é uma exposição para ser imersiva, divertida, indo além da contemplaç­ão, convidando o visitante a atuar e fazer parte da brincadeir­a. Pensando nessa interativi­dade, voltamos ao vastíssimo acervo do Ziraldo com essa ideia de dar vida ao papel, como estamos fazendo com ‘Flicts’, seu primeiro livro infantil, quando o visitante se transforma em um maestro da ‘orquestra das cores’ ”.

O ‘ABZ do Ziraldo’ é a obra que tem meu coração e foi um presente da minha mãe” BARBÁRIE MATOS, artista

 ?? ACERVO PESSOAL THIAGO SABINO/DIVULGAÇÃO ?? Após atrair mais de 65 mil visitantes em Brasília, mostra chega ao Rio para celebrar a trajetória de Ziraldo
ACERVO PESSOAL THIAGO SABINO/DIVULGAÇÃO Após atrair mais de 65 mil visitantes em Brasília, mostra chega ao Rio para celebrar a trajetória de Ziraldo
 ?? ?? A artesã Juliana Nunes, de 49 anos, esteve em um encontro para autógrafos de livros do Ziraldo
A artesã Juliana Nunes, de 49 anos, esteve em um encontro para autógrafos de livros do Ziraldo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil