O Dia

FUTEBOL É O ORGULHO DE NOVA IGUAÇU

- ANNA CLARA SANCHO anna.sancho@odia.com.br

Carros, motociclet­as, pedestres e ambulantes se espremem no Calçadão de Nova Iguaçu em uma tarde de quarta-feira típica de calor intenso na Baixada Fluminense. Mas havia um clima diferente no ar, misto de orgulho e surpresa compartilh­ado pelos moradores e trabalhado­res do município. Torcedores ou não do Nova Iguaçu Futebol Clube, todos estavam felizes pela classifica­ção do time para a final do Campeonato Carioca.

O Laranja Mecânica da Baixada, apelidado assim inspirado na seleção holandesa, disputará a final contra o Flamengo. O primeiro jogo da decisão será no dia 30, no Maracanã. O segurança Carlos Eduardo, de 47 anos, que trabalha há quatro meses em Nova Iguaçu e já tem muito afeto pelo lugar, diz que tem compromiss­o na data, mas que ficará em casa para assistir à partida.

“É um orgulho muito grande ver o Nova Iguaçu chegar à primeira vez na final. Eu sempre lembro de Zinho (ex-jogador), que agora é comentaris­ta. Ele saiu daqui (de Nova Iguaçu) e foi campeão do mundo em 94. Eu até queria que o time ganhasse, é difícil, mas se fosse campeão seria lindo.”

O aposentado Marcos Aurélio, de 72 anos, nasceu e cresceu em Nova Iguaçu, de onde tem boas lembranças do futebol amador. “Já era para Nova Iguaçu ter tradição no futebol de campo. Eu não era nem nascido quando Nova Iguaçu já fazia sucesso no futebol. Mas, infelizmen­te, não deram o devido valor naquele momento. A verdade é que o futebol amador de Nova Iguaçu sempre foi muito forte, com boas equipes”, afirma.

Marcos conta que estará no Maracanã na final, mas que, ainda assim, não acredita que torcida influencia no resultado. “Tem quem garanta que a torcida faz a diferença. Eu acho que pode até ajudar, mas que será um ponto decisivo, eu não acho, não. Porém, estou com expectativ­as de que tudo dará tudo certo para o time”.

O Laranja Mecânica da Baixada não ostenta uma torcida tão numerosa quanto a do seu adversário, mas não perde em nada na paixão e dedicação dos torcedores. As camisas laranjas, azuis e brancas do time esgotaram no clube do Nova Iguaçu. Elas estavam à venda por R$ 195.

Vinícius Maciel, de 24 anos, conseguiu garantir o seu visual e tem ido aos jogos da Laranja com a camisa. No entanto, sua mãe e seu filho de 2 anos ficaram sem o look futebolíst­ico. A paixão pelo clube é algo enraizado na família do gerente de logística. “Eu torço pelo Nova Iguaçu desde criança, minha mãe sempre torceu e agora já estou ensinando o meu filho sobre a honra de estarmos na final do Carioca! É um campeonato difícil, mas o clube conseguiu e vamos torcer que chegou a hora! A nossa expectativ­a está muito alta. Mesmo com a dificuldad­e, estamos confiantes de que vamos conseguir.”

Para muitos moradores de Nova Iguaçu, torcer pelo clube do município é um senso de identidade. A cuidadora de idosos Adriana Araújo, mesmo sendo cria de São João de Meriti, também na Baixada, tem o Nova Iguaçu Futebol Clube como o seu queridinho: “Parece um sonho ele estar na final do Carioca, eu não esperava por isso. É um milagre, na verdade. E tenho certeza de que ele será campeão”.

O mesmo sentimento é compartilh­ado pelo motorista Valdeir Carvalho Faria, que nasceu em Nova Iguaçu e nunca se mudou de cidade. Embora seja vascaíno, ele vem demostrand­o seu apoio ao Nova Iguaçu Futebol Clube mesmo em jogos contra o Vasco. “Meu time estava perdendo para o Nova Iguaçu e eu estava satisfeito”, lembra, aos risos. “O time do meu município disputar uma final de um campeonato importante é muito orgulho. Pelo jeito que o elenco estava jogando, eu estava esperando. Acho difícil ganharmos do Flamengo, mas sei que faremos um bom jogo”, opina.

Os elogios ao time se estendem pelo Calçadão de Nova Iguaçu. “Eu estou muito feliz com a classifica­ção do Nova Iguaçu. As esperanças são muitas”, vibra o vendedor ambulante Lucas Rezende.

Estou muito feliz por jogar novamente no Maracanã e levar o clube do meu coração para a final do Carioca”, Bill

Moradores do município festejam a classifica­ção da Laranja Mecânica da Baixada para a final do Carioca

 ?? ?? Vinícius Maciel torce pelo Nova Iguaçu desde criança e assistirá aos jogos da final no Maracanã
Vinícius Maciel torce pelo Nova Iguaçu desde criança e assistirá aos jogos da final no Maracanã
 ?? CLEBER MENDES ?? O meia-atacante Bill é o destaque do Nova Iguaçu
CLEBER MENDES O meia-atacante Bill é o destaque do Nova Iguaçu
 ?? CLEBER MENDES ??
CLEBER MENDES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil