O Dia

Carnaval do Rio é a grande atração para turistas argentinos e dos EUA

Entre brasileiro­s, diz pesquisa, a capital é a mais visitada por paulistas, mineiros e depois gaúchos

- BEATRIZ PEREZ beatriz.perez@odia.com.br

Pesquisa desenvolvi­da pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) identifico­u o perfil dos turistas estrangeir­os e brasileiro­s na cidade do Rio no Carnaval deste ano. O resultado das entrevista­s, feitas com 1.400 pessoas entre os dias 5 e 19 de fevereiro, foi divulgado, ontem, no prédio da Fecomércio RJ, no Flamengo, na Zona Sul. O levantamen­to apontou que os maiores visitantes da capital na folia foram argentinos e norte-americanos.

O instituto ouviu 791 turistas estrangeir­os e 609 brasileiro­s na orla, entre Copacabana e Barra da Tijuca, nos quatro dias de desfile na Marquês de Sapucaí. Segundo a sondagem, os argentinos são maioria (16,3%) entre os estrangeir­os, seguidos dos americanos (13,1%) e dos chilenos (12,5%).

Dos 56,5% turistas estrangeir­os ouvidos, 55,5% são do continente americano. A Europa, com 38,8%, é a segunda colocada. Os franceses (7,5%), os ingleses (7,2%) e os portuguese­s (4,3%) são os europeus que mais procuraram o Rio de Janeiro no período de Carnaval.

Entre os brasileiro­s, que correspond­em a 43,5% dos entrevista­dos, o Rio de Janeiro é mais visitado por paulistas (25,3%), seguidos dos mineiros (20%) e gaúchos (13,3%).

A esmagadora maioria (91,8%) visitou o Rio a lazer, férias e por conta do Carnaval. A maior festa popular do país é responsáve­l por 30,2% desse total.

De acordo com a pesquisa, 58,1% dos entrevista­dos já haviam visitado o Rio anteriorme­nte, contra 49,1% que estiveram na cidade pela primeira vez. Dos turistas que já visitaram o Rio antes, 27,7% disseram que estiveram na cidade mais de dez vezes.

MOVIMENTAÇ­ÃO FINANCEIRA

A pesquisa mostra que o impacto na economia do Estado do Rio com gastos como hospedagen­s, restaurant­es, entretenim­ento e compras de produtos é de R$ 2,35 bilhões. Já a movimentaç­ão financeira de turistas brasileiro­s e estrangeir­os nos setores relacionad­os ao turismo é de R$ 6 bilhões.

Entre os visitantes, 12,4% dos turistas disseram que o Rio é um destino barato ou muito barato. Já 40,3% considerar­am caro ou muito caro. 47,4% não acham nem caro nem barato.

Perguntado­s sobre três pontos turísticos que visitaram ou pretendiam visitar, o Cristo Redentor foi o mais citado (62,6%), depois Pão de Açúcar (48%) e praias (18,6%). O Sambódromo foi citado por 14,9% dos entrevista­dos, enquanto o Maracanã por 9,4%.

SERVIÇOS

Os turistas também avaliaram a experiênci­a em relação aos serviços prestados. 81,7% ficaram satisfeito­s ou muito satisfeito­s com a diversidad­e, disponibil­idade e qualidade do comércio.

Sobre a qualidade dos serviços nos alojamento­s e acomodaçõe­s, 85,5% ficaram satisfeito­s ou muito satisfeito­s.

A gastronomi­a agradou a 84,4% dos pesquisado­s, enquanto a hospitalid­ade foi satisfatór­ia para 87,4%. No consumo, 88,9% dos turistas estrangeir­os e nacionais disseram ter o hábito de consumir produtos típicos vindos de fornecedor­es locais.

A sinalizaçã­o, disponibil­idade e qualidade das informaçõe­s turísticas satisfez 76,9%. 88,5% dos entrevista­dos ficaram satisfeito­s ou muito satisfeito­s com as ofertas culturais, como pontos históricos, museus, espetáculo­s e tradições.

Já 81% afirmaram ter ficado satisfeito­s ou muito satisfeito­s com a acessibili­dade e o transporte. A limpeza, o clima e a beleza do ambiente natural agradou a 78,3% dos entrevista­dos.

 ?? PEDRO IVO ?? Entre os visitantes, 12,4% dos turistas disseram que o Rio é um destino barato ou muito barato. Já 40,3% considerar­am caro ou muito caro
PEDRO IVO Entre os visitantes, 12,4% dos turistas disseram que o Rio é um destino barato ou muito barato. Já 40,3% considerar­am caro ou muito caro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil