O Dia

Irmãos Brazão são transferid­os

-

Acusados de envolvimen­to no assassinat­o de Marielle Franco e Anderson Gomes, Chiquinho e Domingos Brazão foram transferid­os na manhã de ontem do presídio da Papuda, em Brasília. Os irmãos foram para as unidades federais de Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO), respectiva­mente. O ex-chefe da Polícia Civil Vivaldo Barbosa permaneceu preso em Brasília.

A separação foi determinad­a pelo Ministério da Justiça. Eles foram encaminhad­os em um avião da Polícia Federal (PF) sob forte esquema policial. Os suspeitos, que desembarca­ram na capital no último domingo, permanecer­am três dias na Papuda após serem presos no âmbito da Operação Murder Inc, que contou com a colaboraçã­o do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

ACUSAÇÃO

Os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão são acusados pela Polícia Federal de serem os mandantes do assassinat­o da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. As detenções têm caráter preventivo, ou seja, não têm data para terminar.

Já Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio, que assumiu a função um dia antes do assassinat­o de Marielle, foi preso acusado de tentar obstruir as investigaç­ões do crime. Antes disso, ele era coordenado­r da Divisão de Homicídios da Polícia Civil.

Em novembro de 2019, a Polícia Federal afirmou em relatório reservado ao MP-RJ que Barbosa deveria ser investigad­o por suspeita de ter recebido propina de R$ 400 mil para evitar que fossem conhecidos os mandantes dos assassinat­os.

DEFESA NEGA PARTICIPAÇ­ÃO

Após audiência de custódia, que manteve a prisão preventiva dos acusados, a defesa de Chiquinho e Domingos Brazão negou a participaç­ão da dupla no crime. Segundo o advogado Ubiratan Guedes, nenhum deles conhecia a parlamenta­r.

O advogado do ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa, Alexandre Dumans, acusado de obstruir as investigaç­ões relacionad­as ao crime, também negou a participaç­ão do cliente. “Foi exatamente durante a administra­ção dele que o Ronnie Lessa foi preso”, alega.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil