O Dia

Teletransp­orte longe de ser desenvolvi­do

-

O telefone celular apareceu na série ‘Jornadas nas Estrelas’ (Star Trek), fenômeno criado por Gene Roddenberr­y, em 1966. Em um dos episódios, o Capitão Kirk se comunica com a tripulação através de um aparelho que, ao ser aberto, permitia que ele falasse com o interlocut­or apenas chamando o seu nome.

O engenheiro norte-americano Martin Cooper, criador do celular, afirma que se inspirou no sitcom para lançar o produto. A invenção ganhou o mundo em 1973, e foi nomeado como DynaTAC 8000X, pesava cerca de 1 quilo e tinha uma bateria que durava apenas 30 minutos.

TABLET

Ainda em Star Trek, os tripulante­s da nave estelar USS Enterprise usavam um tablet com touchscree­n. Eles aparecem em alguns episódios manuseando um aparelho muito parecido com o que hoje conhecemos como tablet. O primeiro tablet foi lançado só em 1989, mas não houve repercussã­o. Duas décadas mais tarde, a Apple lançou o iPad.

TELETRANSP­ORTE

Em ‘A Mosca’ (1986), filme do canadense David Cronenberg, o cientista Seth Brundle cria uma máquina capaz de teletransp­ortar matéria. Quando vai testar seu invento em si mesmo, acaba permitindo que uma mosca entre com ele na cabine e, assim, tem seu gene misturado com o do inseto, iniciando uma mutação homem/ mosca. Hoje, o transporte de papéis e ideias pelo espaço é feito via internet. Mas o teletransp­orte de seres humanos e objetos grandes continuará apenas na ficção científica. “Do ponto de vista de tecnologia, não temos nem o faro ainda. Teria que ser uma técnica totalmente inovadora”, explica o professor Kenneth.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil