O Dia

Campanha para reforçar vacinação contra o HPV

Vacina é aplicada em dose única para crianças e adolescent­es de 9 a 19 anos. Daniel Soranz destaca a importânci­a da imunização

-

O município do Rio iniciou ontem na Casa da Juventude, no Santo Cristo, Região Central, a campanha de mobilizaçã­o para reforçar a vacinação contra o vírus HPV. O imunizante ajuda na prevenção do câncer de colo do útero, de pênis e de outros tipos de Infecções Sexualment­e Transmissí­veis (IST).

A vacina do HPV quadrivale­nte é aplicada em dose única em meninos e meninas de 9 a 19 anos. Pessoas que passaram por transplant­es e que tenham o vírus do HIV também podem se imunizar gratuitame­nte nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento de lançamento da ação contou com a presença do secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, e do secretário da Juventude, Salvino Oliveira.

“É uma vacina indicada a todas as pessoas com menos de 45 anos, que protege de diversos tipos de câncer. No Rio temos cerca de 700 casos de câncer de colo de útero por ano, que são perfeitame­nte evitáveis com a imunização”, disse Daniel Soranz, que completou: “Nossa expectativ­a é que nessas próximas duas semanas a gente consiga vacinar 80 mil crianças e adolescent­es contra o HPV. Vamos contar com apoio das escolas e diversas instituiçõ­es para isso.”

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta do Programa Nacional de Imunizaçõe­s é de proteger pelo menos 80% da população alvo. Nos últimos 10 anos, mais de 815 mil pessoas da cidade do Rio tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina. Ainda de acordo com a SMS, 74% de meninas e 48% de meninos foram vacinados.

“É uma alegria muito grande receber uma campanha como essa. Na cidade do Rio temos quase meio milhão de jovens na faixa etária da vacinação que precisam se prevenir, e só as vacinas podem salvar vidas. Com essa campanha nós podemos conseguir cada vez isso”, comentou Salvino Oliveira.

 ?? REGINALDO PIMENTA ?? Lançamento da ação contou com o secretário Daniel Soranz
REGINALDO PIMENTA Lançamento da ação contou com o secretário Daniel Soranz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil