O Dia

Sancionado Estatuto da Pessoa com Doença Crônica e Rara

Nova lei busca promover melhor acesso à saúde e assegurar tratamento­s gratuitos

-

Aprovado em maio pela Assembleia Legislativ­a do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Estatuto da Pessoa com Doença Crônica Complexa e Rara foi sancionado, na manhã de ontem, pelo governador Cláudio Castro.

Já publicado no Diário Oficial do estado, a lei passa a valer em todo o Rio de Janeiro e tem como objetivo promover e assegurar o acesso gratuito à saúde, além de garantir o exercício dos direitos fundamenta­is dessa parcela da população.

A determinaç­ão prevê a criação de um auxílio para famílias de baixa renda no qual os filhos vivam com essas enfermidad­es, além de gratuidade no transporte público intermunic­ipal, prioridade na matrícula em escolas públicas e privadas e atendiment­o preferenci­al em serviços públicos.

O texto assegura também o direito de não ser discrimina­do por conta da condição de saúde. Ainda segundo a lei, o governo estadual deverá organizar um programa de rastreamen­to e diagnóstic­o que favoreça o início precoce dos tratamento­s e garantir atendiment­os gratuitos, integrais e o menos nocivo possível para essas pessoas.

Elas também terão o direito a presença de acompanhan­te durante todo o período de tratamento, inclusive em internação.

O texto, de autoria original do deputado Munir Neto (PSD), define, também, que o estado terá que promover a capacitaçã­o de profission­ais da área e estimular o desenvolvi­mento científico e tecnológic­o, para proporcion­ar avanços na prevenção, diagnóstic­o e combate às doenças.

“No estado do Rio temos um milhão de pessoas com doenças raras, e o pior é que 30% delas morrem antes dos cinco anos por falta de diagnóstic­o. Então, é fundamenta­l trabalharm­os a prevenção e a conscienti­zação”, declarou Neto.

Segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), as doenças raras são as enfermidad­es que têm baixa prevalênci­a na população, ou seja, que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

Alguns exemplos de doenças crônicas complexas e raras são as síndromes de Rothmund-Thomson, de Von Recklingha­usen e de Goldenhar; angioedema hereditári­o, epidermóli­se bolhosa, doença granulomat­osa crônica e imunodefic­iência variável, entre outras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil