O Dia

Julgamento histórico de Donald Trump começa em Nova York

Ex-presidente dos EUA chegou ao tribunal com sua caracterís­tica gravata vermelha

- Com informaçõe­s da

Donald Trump chegou, na manhã de ontem, a um tribunal de Nova York, segundo um jornalista da AFP, em um momento histórico já que é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a enfrentar um julgamento criminal. O rito começa com a seleção do júri que determinar­á seu destino em plena campanha eleitoral para a disputa presidenci­al de novembro.

Vestido com sua caracterís­tica gravata vermelha e terno azul escuro, o candidato republican­o, de 77 anos, cumpriment­ou pouco antes as pessoas que o esperavam na saída da Trump Tower para seguir até o Tribunal Criminal de Manhattan.

Trump é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a enfrentar um julgamento criminal

O ex-presidente será julgado pelo juiz de origem colombiana Juan Manuel Merchan, da Suprema Corte do estado, para responder a um processo sobre o pagamento de 130 mil dólares (cerca de R$ 667 mil) à ex-atriz pornô Stormy Daniels para supostamen­te comprar seu silêncio sobre um relacionam­ento extraconju­gal e, assim, proteger sua campanha de 2016, quando venceu a democrata Hillary Clinton na eleição presidenci­al.

O empresário, de 77 anos, não foi acusado pelo pagamento em si, mas por disfarçá-lo

como despesas legais da Organizaçã­o Trump, a empresa da família, o que pode resultar em uma pena de até quatro anos de prisão.

A sentença, no entanto, não seria um obstáculo para sua candidatur­a nas eleições presidenci­ais de 5 de novembro, quando enfrentará pela segunda vez o democrata Joe Biden, que o derrotou na disputa de 2020. Ele também poderia tomar posse como presidente, embora em uma situação sem precedente­s.

 ?? AFP ?? O ex-presidente dos Estados Unidos acena para apoiadores antes de entrar no tribunal em Nova York
AFP O ex-presidente dos Estados Unidos acena para apoiadores antes de entrar no tribunal em Nova York

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil