O Dia

Em busca do equilíbrio perfeito dentro de campo

Artur Jorge ainda não encontrou uma forma de fazer defesa e ataque atuarem em sintonia para o time deslanchar

- IGOR SANTOS igor.santos@odia.com.br

Depois de conquistar sua primeira vitória pelo Botafogo, Artur Jorge busca agora a constância. Na partida de hoje, contra o Juventude, às 18h30, no Nilton Santos, pela terceira rodada do Brasileirã­o, o Glorioso terá mais uma oportunida­de de mostrar que está evoluindo com o técnico português.

Tendo caracterís­ticas muito ofensivas correndo em suas veias, Artur Jorge tem buscado imprimir o seu DNA na forma de jogar do Botafogo, promovendo um sistema de jogo com quatro atacantes. Entretanto, este ímpeto no ataque tem causado um desequilíb­rio na defesa.

Com apenas dois jogadores de meio-campo protegendo a zaga, Lucas Halter e Bastos vêm sofrendo bastante com embates diretos contra a equipe adversária.

Para resolver isso, o técnico português vem cobrando uma aplicação defensiva maior dos atacantes e volantes que estão em campo. Mesmo sem ter caracterís­ticas de marcação, jogadores como Júnior Santos, Jeffinho, Luiz Henrique, Tiquinho, Savarino, Romero e Matheus Nascimento estão precisando combater mais a construção de jogadas dos adversário­s.

“Os atacantes têm também o compromiss­o defensivo. Não invalida as minhas ideias jogar com quatro na frente que têm esse compromiss­o defensivo. O importante para mim é como que os jogadores percebam e se identifiqu­em também com essa ideia, porque mais do que a questão do número de atacantes, é uma estrutura que é montada que tem um compromiss­o defensivo e ofensivo de trás para frente ou de frente para trás mas onde nós queremos, acima de tudo, com que haja uma dinâmica em que todos percebam aquilo que a equipe pede e que o jogo pede. Quando chegarmos mais próximos disso segurament­e vamos ficar mais confortáve­is no jogo porque vai ajudar uma fluidez mais interessan­te”, explicou Artur.

 ?? VITOR SILVA/ BOTAFOGO ?? Artur Jorge vem organizand­o o time com quatro atacantes, mas pede comprometi­mento defensivo a eles
VITOR SILVA/ BOTAFOGO Artur Jorge vem organizand­o o time com quatro atacantes, mas pede comprometi­mento defensivo a eles

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil