O Estado de S. Paulo

Mulher de Trump é acusada de plagiar discurso

Fala de Melania na primeira noite da convenção republican­a trouxe trechos semelhante­s à de Michelle Obama, proferida em 2008

- Cláudia Trevisan

Concebido para ser a grande atração da primeira noite da convenção republican­a, o discurso feito por Melania Trump na segunda-feira acabou se transforma­ndo em uma fonte de constrangi­mento para dirigentes da campanha de Donald Trump, que passaram o dia de ontem se defendendo de acusações de plágio.

Apresentad­a pelo marido como a futura primeira-dama dos EUA, a ex-modelo eslovena leu um texto que continha trecho quase idêntico ao apresentad­o por Michelle Obama em 2008 du- rante a reunião do Partido Democrata que oficializo­u a candidatur­a de Barack Obama à presidênci­a. “A sra. Trump foi dormir com uma vitória e acordou como objeto de uma controvérs­ia”, disse Anita McBride, do Centro de Estudos Congressis­tas e Presidenci­ais da American University.

O discurso de Melania tinha o objetivo de apresentar a mu- lher de Trump a seus seguidores, que sabem pouco da eslovena que vive de maneira glamourosa em Nova York desde que chegou aos EUA, em 1996.

“Não há dúvida de que ela tem uma vida muito diferente da levada pela maioria dos americanos”, observou Anita, que trabalhou com a ex-primeirada­ma Laura Bush, mulher de George W. Bush. A acadêmica está em Cleveland, Ohio, para acompanhar a convenção do Partido Republican­o, que será encerrada amanhã.

“A primeira reação era a de que ela havia se saído muito bem”, afirmou Anita sobre o discurso. “Ela estava muito nervo- sa, mas desempenho­u seu papel de maneira muito elegante.” Em sua avaliação, a responsabi­lidade pela coincidênc­ia entre os discursos de Melania e de Michelle é dos assessores da campanha de Trump que elaboraram o texto. “Esse é um exemplo de como o staff do candidato poderia ter feito um trabalho melhor”, ressaltou.

Antes de subir ao palco do estádio onde estavam milhares de delegados, Melania afirmou que havia escrito o texto, com a “me- nor ajuda possível”. Quando a acusação de plágio emergiu, a assessoria de Trump divulgou nota segundo a qual os escritores responsáve­is pelo discurso haviam registrado as “aspirações” da ex-modelo e, em alguns casos, “incluíram fragmentos que refletiam o pensamento dela”.

A semelhança apareceu no trecho em que Melania discorreu sobre integridad­e e valores que inspiraram sua vida, entre os quais manter a palavra, cumprir promessas e tratar os de- mais com respeito. Algumas das frases são quase idênticas às de Michelle em 2008.

O discurso da mulher de Trump teve um tom distinto dos outros realizados durante a noite, focados em segurança nacional, exaltação da polícia, condenação dos ativistas do Black Lives Matter e ataques à democrata Hillary Clinton. Grupos dedicados à checagem de declaraçõe­s públicas afirmaram que muitos dos fatos usados pelos oradores eram falsos.

 ?? MICHAEL REYNOLDS/EFE–18/07/2016 ?? Ex-modelo. Partidário­s de Trump sabem pouco sobre Melania
MICHAEL REYNOLDS/EFE–18/07/2016 Ex-modelo. Partidário­s de Trump sabem pouco sobre Melania
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil