O Estado de S. Paulo

Pedaladas fiscais pagaram programas sociais, afirma Lula

Ex-presidente diz que manobra que embasou rejeição de contas foi para custear o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida

- Elizabeth Lopes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff fez as chamadas pedaladas fiscais para pagar dois dos maiores programas sociais de sua gestão, o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Ele argumentou que o governo deveria utilizar esta justificat­iva para explicar à população a adoção das pedaladas, mesmo que tenha admitido não conhecer bem o assunto. A declaração de Lula foi dada na abertura oficial do 1.º Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultor­es, em São Bernardo do Campo (SP).

“Estou vendo a Dilma ser atacada por conta de umas pedaladas. Eu não conheço o processo, mas uma coisa, Patrus ( Ananias, ministro do Desenvolvi­mento Agrário, que estava no evento), que vocês têm que falar é que talvez a Dilma, em algum momento, tenha deixado de repassar o Orçamento para a Caixa, porque tinha que pagar coisas que não tinha dinheiro. Ela fez as pedaladas para pagar o Bolsa Família, ela fez as pedaladas para pagar o Minha Casa Minha Vida”, disse Lula em discurso.

As manobras, que consistem em atrasar repasse de recursos do governo a bancos públicos – que usaram dinheiro próprio para continuar pagando em dia programas sociais obrigatóri­os – foram a principal “distorção” a embasar a rejeição das contas presidenci­ais de 2014 pelos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), em apreciação na semana passada.

OTCU entendeu que, ao fazer isso, os bancos públicos financiara­m seu controlado­r, o governo federal, o que é proibido pela Lei de Responsabi­lidade Fiscal.

Ao defender a medida tomada pelo governo de sua sucessora, o ex-presidente disse que “todo mundo sabe” que o Minha Casa Minha Vida subsidia trabalhado­res que ganham até três salários mínimos. “Tem um forte subsídio do governo, o dado concreto é que custa caro ao governo, é investimen­to que o governo faz”, afirmou. “Se o governo não subsidiar, não acontece.”

O ex-presidente também criticou os adversário­s, afirmando que “a oposição deveria criar vergonha e deixar a Dilma governar este País”. Segundo Lula, as gestões petistas ajudaram a reduzir as diferenças sociais no Brasil e essa é a razão “do ódio que está instalado neste momento”.

“Perdi três eleições, voltava pra casa e, como dizia Brizola ( ex-governador do Rio Leonel Brizola), ia lamber as feridas. Eles governavam com a maior tranquilid­ade. Agora, eles perderam a quarta eleição e não se conformam. Em vez de esperar a quinta, não saíram do palanque. Eles deveriam criar vergonha e deixar a Dilma governar”, afirmou Lula.

Justificat­iva. À noite, no congresso da CUT, em São Paulo, em um discurso afinado com o de Lula, Dilma tentou justificar as pedaladas fiscais dizendo que as manobras foram feitas para garantir o pagamento de programas como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida e a manutenção dos investimen­tos que deveriam evitar o aumento do desemprego no País.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil