O Estado de S. Paulo

Scioli se reúne com Dilma e diz ter recebido apoio para eleição

Candidato kirchneris­ta à sucessão argentina vai a Brasília após passar por Montevidéu e se reunir com Tabaré Vázquez

- Isadora Peron

A menos de duas semanas das eleições presidenci­ais argentinas, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, recebeu ontem Daniel Scioli, candidato apoiado pela presidente Cristina Kirchner. Após o encontro no Palácio do Planalto, Scioli afirmou que Dilma disse que “torcia” pela sua vitória. “Torcemos pelo seu triunfo. A sua vitória será importante para a região”, afirmou ele, ao ser questionad­o se a presidente havia declarado apoio a sua candidatur­a.

Scioli aparece hoje em primeiro lugar nas pesquisas. Seus principais adversário­s são Mauricio Macri e Sergio Massa, que trabalham para que o candidato governista não vença já no pri- meiro turno.

O assessor especial da Presidênci­a da República para Assuntos Internacio­nais, Marco Aurélio Garcia, evitou confirmar que Dilma havia declarado apoio a Scioli, mas admitiu que o governo trabalha com a “perspectiv­a” de que o kirchneris­ta vença a votação.

“A presidente afirmou a sua disposição de cooperar com o futuro governo, evidenteme­nte tendo em vista a perspectiv­a que ele ganhe as eleições. Eu não vou dizer que ela desejou a vitória dele, nem vou dizer o contrário”, afirmou Garcia.

Apesar de não citar nomes, Garcia disse que Dilma já havia recebido candidatos à presidênci­a de outros países durante seu primeiro mandato. Questionad­o se ela estaria disposta a se encontrar com os adversário­s de Scioli, ele afirmou que não havia nenhuma solicitaçã­o “nessa direção” e que um eventual encontro iria depender da “agenda” da presidente.

No mês passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na Argentina para apoiar o candidato de Cristina. Os dois dividiram palanque na inauguraçã­o de uma unidade de saúde nos arredores de Buenos Aires.

Mercosul. Segundo Scioli, a conversa com a presidente girou muito em torno de questões econômicas. Ele defendeu que, após a criação do Mercosul e da Unasul, é preciso haver um “novo capítulo” na integração regional, principalm­ente no que diz respeito à infraestru­tura e logística.

Antes de se reuniu com Dilma, Scioli esteve em Montevidéu para se encontrar com presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, que fez uma declaração pública de apoio ao lado do candidato argentino.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO ?? Visita. Dilma recebeu Scioli em Brasília ontem à tarde
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Visita. Dilma recebeu Scioli em Brasília ontem à tarde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil