O Estado de S. Paulo

Líder opositor recorrerá contra condenação

-

A defesa do líder opositor venezuelan­o Leopoldo López apresentar­á uma apelação, na sextafeira, contra a condenação a quase 14 anos de prisão dada a ele no mês passado. Segundo o advogado, a sentença contém vícios que demonstram motivação política por trás da condenação.

“Vamos apresentar um recurso de apelação para denunciar que houve violação do devido processo e do direito à defesa”, declarou ontem o advogado Juan Carlos Gutiérrez.

Segundo ele, a falha consiste em “vícios de fundo e de forma”, uma vez que o Ministério Público não conseguiu provar os delitos pelos quais acusava López, líder da ala radical da oposição venezuelan­a.

O recurso será interposto à Corte de Apelações de Caracas. Caso seja aceito, a Corte deverá convocar as partes para um julgamento oral. “Será uma oportunida­de para demonstrar que na Venezuela há juízes que não se submetem. A sentença tem de ser revogada e Leopoldo, posto em liberdade”, declarou o advogado.

López, de 44 anos, foi condenado a 13 anos e 9 meses de prisão após ser acusado de incitar a violência durante os protestos contra o governo de Nicolás Maduro que deixaram 43 mortos entre fevereiro e maio de 2014.

O líder opositor foi sentenciad­o por episódios ocorridos no dia 12 de fevereiro que afetaram, entre outros, a sede da Procurador­ia-Geral em Caracas. Segundo o advogado, seu cliente não teve nada a ver com os fatos.

Nesse dia, o político convocou uma marcha para promover sua estratégia “A Saída”, que buscava a renúncia de Maduro por meio de pressão de manifestaç­ões nas ruas. No entanto, segundo ele, o ato é respaldado pela Constituiç­ão do país. “Quando o acusam de associação para o crime, não demonstram que havia um grupo organizado para cometer os delitos”, argumentou Gutiérrez.

A sentença contra López tem sido criticada por vários governos e líderes internacio­nais, que questionam a independên­cia da Justiça venezuelan­a e pedem que se garanta um julgamento justo para o opositor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil