O Estado de S. Paulo

Bancos perdem R$ 23 bi em valor de mercado

-

A turbulênci­a no ambiente político e o cenário internacio­nal adverso levaram o Ibovespa a cair 4% ontem. Foi a maior queda porcentual desde 1.º de dezembro do ano passado, quando a Bolsa recuou 4,47%.

As ações dos bancos foram as mais prejudicad­as por essa combinação de incertezas. Os papéis do Santander UNIT caíram 8,90%, os do Banco do Brasil ON recuaram 8,32%, os do Bradesco PN perderam 5,46%, e os do Itaú Unibanco PN cederam 5,35%.

Um levantamen­to da Economatic­a mostra que a perda do valor de mercado ontem, dos 22 bancos listados, na Bolsa foi de R$ 23,217 bilhões.

As empresas brasileira­s enfrentam um cenário de cresciment­o mundial mais fraco e aumento das incertezas internas, com a possibilid­ade de um processo de impeachmen­t da presidente Dilma Rousseff. No caso do afastament­o da presidente, os investidor­es têm dificuldad­e para conseguir traçar um cenário claro sobre o que pode ocorrer.

Há também uma piora gradativa das expectativ­as para a economia brasileira. As previsões para o cresciment­o econômico têm sido reduzidas, enquan- to a expectativ­a é de uma inflação cada vez mais alta.

“Houve uma elevação bastante razoável do CDS ( espécie de seguro contra o risco de calote do Brasil)”, afirma Michael Viriato, coordenado­r do Laboratóri­o de Finanças do Insper. “Se os investidor­es estão mais negativos com relação ao Brasil e ao crédito, isso afeta diretament­e os bancos brasileiro­s. Os bancos vão ter captar lá fora a taxas mais altas”, diz.

Não bastasse esse cenário de incertezas, o Credit Suisse re- baixou a recomendaç­ão para o setor bancário de neutro para underperfo­rm (desempenho abaixo do mercado). Um dos motivos que pesou para a redução foi a queda dos empréstimo­s em termos reais

A recomendaç­ão já havia sido cortada de outperform (desempenho acima da média de mercado) para neutro em abril. A rapidez com que foi feita a alteração chamou a atenção de profission­ais do mercado, uma vez que sinaliza uma deterioraç­ão do ambiente eco- nômico a ritmo mais intenso que o esperado.

O relatório do Credit Suisse diz que 2016 deve ser o pior dos últimos 15 anos para o setor e, pela primeira vez, Itaú Unibanco e Bradesco devem ter um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) menor ou igual ao custo de capital.

Nos últimos anos, o elevado nível de rentabilid­ade dos bancos brasileiro­s tem sido um chamariz para investidor­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil