O Estado de S. Paulo

Volkswagen reduz investimen­tos em 1 bilhão por ano

Montadora também anunciou que vai acelerar o programa de corte de custos e cancelamen­to de projetos

-

A Volkswagen anunciou ontem na Alemanha plano para corte de custos e mudanças em seus modelos a diesel em resposta ao escândalo de fraude relacionad­a a emissões de poluentes.

A empresa – que vendeu 4,6 milhões de carros em 2014 e gerou quase 100 bilhões em receita – vai reduzir o volume de investimen­to anual em 1 bilhão. Também vai acelerar um plano de corte de custos que deve incluir o cancelamen­to de alguns projetos que a empresa não considera mais prioridade.

As decisões foram tomadas enquanto o grupo (que envolve outras marcas) acelera plano para cortar custos em pelo menos 10 bilhões por ano até 2018 como parte do seu esforço para dominar o mercado automotivo global. A Volkswagen prevê gastos pesados com multas regulatóri­as, processos judiciais e novas tecnologia­s de diesel em consequênc­ia do fato de ter admitido que fraudou testes de emissões de poluentes. Estão envolvidos na fraude cerca de 11 milhões de veículos em diversos países.

Em resposta ao escândalo, a VW acelera planos para desenvolve­r carros elétricos e está descartand­o tecnologia­s atuais dos motores a diesel, usando conversore­s catalítico­s seleti- vos AdBlue, que são mais caros, para reduzir a emissão de óxido de nitrogênio.

Brasil. A filial da Volkswagen não comentou ontem se os investimen­tos previstos para o País, de R$ 10 bilhões no período 2014-2018 serão afetados.

A marca vende no País apenas um modelo movido a diesel, a picape Amarok, produzida no México, e ainda não informou se esse veículo é equipado com o sistema que adultera os resultados das emissões.

Já há ao menos quatro pedidos de explicaçõe­s sobre o as- sunto feitos à subsidiári­a.

A empresa foi notificada pelo Ibama, pelo Procon São Paulo e pelo Departamen­to de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). O Ibama disse que, caso a violação das regras brasileira­s seja comprovada, a companhia poderá ser multada em até R$ 50 milhões e obrigada a corrigir o problema.

A VW também foi acionada na Justiça comum do Distrito Federal pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informátic­a./

 ?? CARLOS OSORIO/AP ?? Testes. Fraude envolveu 11 milhões de veículos
CARLOS OSORIO/AP Testes. Fraude envolveu 11 milhões de veículos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil