O Estado de S. Paulo

NOS EUA, ‘PLAYBOY’ ABANDONA NUDEZ

Pornografi­a na internet e queda nas vendas influencia­ram decisão do fundador Hugh Hefner

-

Playboy fazendo as mudanças após a circulação cair de 5,6 milhões de exemplares em 1975 para cerca de 800 mil agora.

Após seu sucesso inicial, a Playboy foi atacada pela direita por causa da nudez e pela esquerda por feministas que a acusavam de reduzir as mulheres a objetos sexuais.

Ainda em discussão. Algumas mudanças ainda estão em debate, incluindo a manutenção ou não de uma foto de mulher em página dupla central. A colunista de sexo da revista Playboy será uma mulher, que escreve com entusiasmo sobre o assunto, disse Jones.

A revista sempre teve apelo intelectua­l e contou com grandes escritores. Entrevista­s em profundida­de com figuras históricas, como Fidel Castro, Martin Luther King Jr., Malcolm X e John Lennon também eram uma caracterís­tica regular. “Não me entenda errado”, disse Jones sobre a decisão de eliminar fotos de mulheres nuas. “O meu lado 12 anos está muito desapontad­o. Mas é a coisa cer-

ta a se fazer.”

Mercado brasileiro. No Brasil, nada muda por enquanto. O diretor de redação da Playboy no País, Sergio Xavier, está em Nova York para discutir os próximos passos da revista, que circu- la no País desde 1975. “Em março, eles devem tirar o nu frontal, não os ensaios sensuais. Faremos o mesmo? Talvez, ou mais para a frente, aos poucos, não sabemos”, disse Xavier. “Estamos falando de 40 anos numa direção. Precisamos ouvir o lei- tor, entender o plano dos americanos.”

No Brasil, a circulação em abril foi de 71.943 exemplares, número bem distante da edição mais vendida da revista, em dezembro de 1999, com Joana Prado, a Feiticeira, na capa: foram vendidos 1,2 milhão de exemplares.

“Precisamos analisar e discutir bastante o que faremos no ano que vem”, disse Xavier, para quem a decisão de Hefner foi “muito corajosa”. /

 ??  ?? Estrela. Marilyn Monroe foi a capa da 1ª ‘Playboy’, em 1953
Estrela. Marilyn Monroe foi a capa da 1ª ‘Playboy’, em 1953

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil