O Estado de S. Paulo

Escritor jamaicano vence o Man Booker Prize

-

O escritor jamaicano Marlon James conquistou ontem o prestigios­o Man Booker Prize por A Brief History of Seven Killings ( Breve História de Sete Assassinat­os), romance inspirado em uma história real e que descreve como o músico Bob Marley e sua equipe foram atacados antes de um show em 1976.

Marlon James, de 44 anos, é o primeiro jamaicano a ser agraciado com a premiação dedicada a obras da literatura em língua inglesa e entregue há 47 anos.

O Man Booker Prize deste ano teve como finalistas os britânicos Tom McCarthy, que concorreu com o livro Satin Island, e Sunjeev Sahota, por The Year of the Runaways, primeiro romance do escritor. Mais ainda, foram indicados o nigeriano Chigozie Obioma, autor de The Fishermen, e as norte-americanas Anne Tyler ( A Spool of Blue Thread) e Hanya Yanagihara ( A Little Life).

“O entusiasmo com o livro continuou a crescer, eu acho, e sentimos que não enfraque- ceu, ficando apenas melhor ao ser relido”, disse o escritor e acadêmico Michael Wood, diretor do júri da premiação, composto, no total, por cinco pessoas.

“A Brief History of Seven Kil- lings é surpreende­nte em sua gama de vozes e registros, indo desde o linguajar de bandos de rua até o Apocalipse da Bíblia”, afirmou Wood em comunicado. CÂNCER Divertir-se precisa estar entre as atividades essenciais da vida, porque alma nenhuma conseguiri­a estar o tempo inteiro no meio de contraried­ades, lutas e tensões. O momento de relaxar há de ser considerad­o sagrado.

LEÃO Um pouco de descanso e sossego farão bem a sua alma. Você precisa sentir uma medida maior de segurança do que o habitual e isso só será obtido com seu corpo e alma devidament­e descansado­s. Reserve um bom tempo para isso.

VIRGEM Aquilo que parece pouco se transforma­rá em muito, enquanto que aquilo que parece muito se tornará pouco. As coisas estão mudando demais no tempo atual e, por isso, nada há de ser considerad­o estável a perder de vista. LIBRA Dinheiro entra, dinheiro sai, o dinheiro está fluindo, isso há de ser considerad­o com cuidado e seriedade, pois a partir do instante em que você, por inseguranç­a, quiser represá-lo, as coisas começarão a funcionar mal.

ESCORPIÃO Faça tudo do jeito que você achar melhor, porém, não espere que todas as pessoas apreciem seu jeito. Cada pessoa tem lá as suas pretensões e há momentos em que todas parecem querer fazer valer suas particular­idades.

SAGITÁRIO Recolha-se e silencie, essa será a melhor atitude para enfrentar este momento. Quando as coisas se complicare­m e derem sinais de que avançam sobre você, retire-se do campo de batalha. Retire-se para fortalecer-se. CAPRICÓRNI­O Bons contatos não devem ser menospreza­dos por você, nem tampouco seria sábio de sua parte preferir fazer tudo por si só quando há a chance de dividir espaço e tempo com outras pessoas. Relacionam­entos são valiosos.

AQUÁRIO Apesar dos pesares, é necessário continuar avançando e, talvez, os obstáculos sejam os incentivos que faltavam para motivar você a renovar a luta para garantir suas pretensões. Um empurrãozi­nho da vida! Considere assim.

PEIXES Apesar de todas as opressões, limitações e constrangi­mentos você constata, dia a dia, que a alma não se dobra e sonha alto, porque sua natureza não se rende às limitações, reconhece participar da grandeza do universo.

 ?? ANDY RAIN/EFE ?? Orgulho. Marlon James na cerimônia da premiação
ANDY RAIN/EFE Orgulho. Marlon James na cerimônia da premiação
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil