O Estado de S. Paulo

Uma imersão no universo de Chanel

Mostra ‘Mademoisel­le Privé’, em Londres, traz joias históricas, instalaçõe­s, fotos e até um curta da estilista francesa

- Maria Rita Alonso

O verdadeiro luxo é feito para seduzir os cinco sentidos, oferecer uma experiênci­a completa, na qual cada detalhe conta muito. Dessa forma, não é de se estranhar que a mostra Mademoisel­le Privé, que propõe uma imersão no universo artístico de Coco Chanel e de Karl Lagerfeld, seja extremamen­te sensorial. Inaugurada ontem em Londres, a exposição ocupa os três andares da Saatchi Gallery, situada em um dos bairros mais sofisticad­os do Inglaterra. Em exibição, estão vestidos da alta costura, joias históricas, instalaçõe­s contemporâ­neas, fotografia­s de moda e um curta-metragem, dirigido pelo próprio Karl – que funciona como uma espécie de catarse bem-humorada e é o ponto alto da mostra. Boa parte do que se vê ali é digital e interativo. O visitante é convidado a baixar um aplicativo e, através do celular, tem acesso a imagens como a reconstitu­ição do apartament­o da estilista francesa, na Rue Cambon, em Paris, tal qual era antes de ela morrer.

“Nossa intenção não foi fazer um programa tecnológic­o, mas sim usar todas as ferramenta­s disponívei­s para contar a história da melhor forma possível”, diz Bruno Pavlovsky, CEO da grife. “Se nós queremos falar com a nova geração de consumidor­es e de fãs, usar tecnologia e meios digitais precisa ser algo normal.” A realidade virtual, usada agora como se fosse um game da Chanel, recria ambientes emblemátic­os e explica momentosch­ave da história da estilista, que cresceu em um orfanato, colecionou amantes ricos, fez fama com seu estilo totalmente avant-garde e livrou a mulher do início do século passado dos es- partilhos, transforma­ndo o guarda-roupa feminino para sempre.

Na mostra, a história toda começa antes mesmo da entrada, com um jardim selvagem inglês, criado pelos paisagista­s britânicos Harry e David Rich – inspirado em um de seus namorados mais famosos, o milionário Arthur “Boy” Capel. Lá dentro, a primeira sala traz a famosa escadaria cercada por espelhos no piso térreo, que abrigava o ateliê da estilista na década de 30 e serviu de cenário para inúmeros desfiles. Já o segundo andar, no qual ficava o apartament­o que Chanel viveu e decorou com refinament­o, pode ser “visitado” através de imagens em 3D, disponívei­s no aplicativo. A brincadeir­a faz com que o visitante se sinta recebido na sala de estar.

No espaço seguinte, uma instalação com uma gaiola gigante exibe a versão ampliada de um colar em formato de estrela. A peça faz parte da coleção de Alta turas e no acabamento). Nesta Joalheria Bijoux de Diamants, parte da mostra, também são criada por Coco em 1932 e relanapres­entadas fotos feitas pelo çada recentemen­te no desfile de próprio Karl Lagerfeld, que revealta costura da marca. Ícones colam celebridad­es como Julianne mo o vestido preto e branco, a Moore, Kristen Stewart, Lily-Rocamélia e o leão são explorados se Depp e Vanessa Paradis nos em uma sala com totens, enbastidor­es. Multimídia total, o quanto explicaçõe­s virtuais apaestilis­ta ainda dirige e atua em recem disponívei­s no aplicativo, um curta-metragem, no qual resassim como frases e profecias de suscita Coco Chanel (morta em Chanel. “Moda não é moda se 1971) para discutir a relação e o não atinge as ruas. A moda que legado de cada um para marca. A permanece no salão não tem atriz Geraldine Chaplin faz o pamais relevância do que uma fanpel de Chanel. “Não podemos estasia”, lê-se em uma dessas. quecer que tudo o que mademoi

Alguns vestidos lindos de fesselle construiu foi na alta-costuta, com rendas e transparên­cias, ra. Mr. Lagerfeld criou o nosso assinados por Karl, são expostos poderoso prêt-à-porter. A Chapor hastes de luz de led, que ilunel que conhecemos hoje é uma minam todo o interior das peças espécie de fusão entre os dois (afinal, o luxo se percebe nas cos- criadores.”

 ?? FOTOS NIKLAS HALLE/AFP PHOTO ?? Elegância. Peças criadas pela estilista na década de 30
FOTOS NIKLAS HALLE/AFP PHOTO Elegância. Peças criadas pela estilista na década de 30
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil