O Estado de S. Paulo

Intimação de filho de Lula faz Cardozo cobrar a PF

Luís Cláudio foi notificado às 23h a prestar depoimento no inquérito que apura compra de MPs; ministro da Justiça pediu ‘imediatos esclarecim­entos’

- Andreza Matais Fábio Fabrini Vera Rosa

O empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi intimado a prestar depoimento na investigaç­ão sobre a “compra” de medidas provisória­s. Ele foi notificado às 23h de terça-feira, após voltar da festa de aniversári­o do pai.

O horário e a data foram con- siderados uma afronta pela defesa e pelo ex-presidente, o que levou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a cobrar “imediatos esclarecim­entos” do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello.

Em ofício enviado ao chefe da PF, Cardozo cobrou explicaçõe­s sobre a possibilid­ade de Luís Cláudio “ter sido intimado, em tese, fora do procedimen­to usual, para prestar depoimento em inquérito policial”.

A Polícia Federal não se mani-

Prazo festou. Investigad­ores disseram ao Estado que não há nada na legislação que impeça a entrega de intimação à noite.

A manifestaç­ão do ministro ocorreu após a defesa de Luís Cláudio, o PT e o próprio expresiden­te Lula se queixarem do ocorrido.

O partido e interlocut­ores do ex-presidente têm se queixado da suposta “falta de controle” do governo sobre as ações da PF. Esse seria um dos motivos de insatisfaç­ão com a presidente Dilma Rousseff, aliada do petista. Cardozo disse que informou a Lula de que iria cobrar esclarecim­entos da corporação.

A pedido da defesa de Luís Claudio, o depoimento dele foi adiado de ontem para a próxima semana. O filho de Lula virou alvo das investigaç­ões após o Estado revelar que uma de suas empresas recebeu dinheiro da consultori­a Marcondes & Mautoni, suspeita de envolvimen­to em negociaçõe­s para a edição das medidas provisória­s 471/2009, 512/2010 e 627/2013. Ele confirmou que os pagamentos foram de R$ 2,4 milhões. As investigaç­ões relacionam os re-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil