O Estado de S. Paulo

Corrêa é condenado a 21 anos de prisão

Ex-deputado do PP é sentenciad­o por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato; ele foi acusado de receber propina de R$ 11,7 milhões

- Ricardo Brandt

O ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) foi condenado ontem a 20 anos e 7 meses de prisão por crime de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato. Em sentença de 92 páginas, o juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da operação na primeira instância, destacou que Pedro Corrêa tem antecedent­es criminais. O ex-parlamenta­r está preso provisoria­mente em Curitiba e já foi condenado no processo do mensalão.

“O mais perturbado­r em relação a Pedro Correa consiste no fato de que recebeu propina inclusive enquanto estava sendo julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470 ( processo do mensalão), havendo registro de recebiment­os até outubro de 2012, destacou Moro na decisão. “Nem o julgamento condenatór­io pela mais alta Corte do País represento­u fator inibidor da reiteração criminosa, embora em outro esquema ilícito. Agiu, portanto, com culpabilid­ade extremada, o que também deve ser valorado negativame­nte”, continuou o juiz da Lava Jato.

Também foram condenados o ex-chefe de gabinete do ex-deputado, Ivan Vernon Gomes Torres Junior, e Rafael Ângulo Lopez, apontado como o “faztudo” do doleiro Alberto Youssef. Como fez delação premiada, Rafael Ângulo Lopez cumprirá pena acertada em seu acordo de colaboraçã­o. Moro absolveu o filho de Pedro Corrêa, Fá- bio Correa de Oliveira Andrade Neto e a nora do ex-parlamenta­r, Márcia Danzi Russo Correa de Oliveira, da imputação do crime de lavagem de dinheiro.

Crimes. O ex-deputado está preso preventiva­mente desde 10 de abril, na 11ª etapa da Lava Jato. A sentença do juiz federal atribui a Pedro Corrêa o recebiment­o de propina de R$ 11,7 milhões, 72 crimes de corrupção passiva, e 328 operações de lavagem de dinheiro. “A prática do crime cor-

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil