O Estado de S. Paulo

Gatos na prefeitura do Rio causam batalha judicial

Administra­ção municipal quer retirar os bichanos do local, mas enfrenta resistênci­a de ativistas de direitos dos animais

- Clarissa Thomé /

A presença de gatos no Centro Administra­tivo São Sebastião, sede da prefeitura do Rio, está causando uma batalha judicial que já dura mais de um ano. A administra­ção municipal chegou a sustar o efeito de uma limi- nar que garantia a permanênci­a dos animais no local, mas, em um novo round judicial, ficou decidido que os bichanos podem ficar até o julgamento do mérito da questão.

Ativistas de direitos dos animais reclamam que, se os gatos forem retirados da área, serão levados para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, na zona oeste, que, para eles, não dispõe da infraestru­tura adequada para os animais. Os bichanos seriam deixados ao relento, ressaltam. A prefeitura garante que faz o acompanham­ento veterinári­o.

Em meio à batalha judicial, e com receio de que os animais fossem levados dali, ativistas se mobilizara­m para retirar 20 dos 60 gatos que vivem na região no fim da semana passada. Na manhã de ontem, a voluntária Maria de Fátima Araújo, de 63 anos, alimentava tranquilam­ente os 40 gatos que ainda circulam, como faz há dez anos. “É estupidez querer tirar os gatos. Eles estão castrados, vermifugad­os, medicados, alimentado­s.”

A guerra dos felinos começou em julho de 2014, quando 52 gatos foram levados para a fazen- da. À época, a administra­ção municipal mantinha ainda o Gatil São Francisco de Assis, no centro, erguido por R$ 400 mil. O local foi desativado em fevereiro sob o argumento que os gatos viviam em constante estresse, sob o viaduto colado à Avenida Marquês de Sapucaí. Os fogos que anunciam a entrada das escolas no sambódromo são estourados ao lado. A administra­ção promete reabrir o espaço em dezembro.

Pulgas. Na mais recente disputa judicial, a prefeitura alegou haver infestação de pulgas em um anexo da Secretaria de Fazenda e que os funcionári­os estavam impedidos de trabalhar. A ONG Oito Vidas contestou, dizendo que o documento partiu da própria Secretaria de Defesa dos Animais da prefeitura.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO ?? Felinos. A disputa começou em julho do ano passado
FABIO MOTTA/ESTADÃO Felinos. A disputa começou em julho do ano passado
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil