O Estado de S. Paulo

Senado libera visto de turista para Olimpíada

- Isabela Bonfim

Estrangeir­os estão dispensado­s de visto para visitar o Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpic­os de 2016 no Rio. O projeto de lei que estabelece a isenção já havia passado pela Câmara dos Deputados e foi aprovado na noite de anteontem no Senado. Agora vai a sanção.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que foi relatora do projeto, afirmou que o benefício facilitará o ingresso de um maior número de visitantes estrangeir­os no País, estimuland­o a economia. Serão beneficiad­os pela nova lei os estrangeir­os que chegarem ao Brasil até o dia 18 de setembro de 2016, data final dos Jogos Paralímpic­os.

O prazo máximo de permanênci­a é de 90 dias. Para ter a dispensa do visto garantida, os estrangeir­os não vão precisar comprovar que têm ingressos para assistir a eventos desportivo­s dos Jogos Olímpicos ou Paralímpic­os.

Uma crítica à liberação dos vistos é a falta de reciprocid­ade. Da forma como foi aprovada, a lei não concede a brasileiro­s o mesmo direito de entrar em território estrangeir­o. “A isenção de visto deve sempre implicar um princípio de reciprocid­ade, deve ser concebida num caso de entendimen­to entre os dois países, não de maneira unilateral e indiscrimi­nada, como foi concedido”, afirmou o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que é presidente da Comissão de Relações Exteriores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil