O Estado de S. Paulo

Nintendo anuncia Miitomo, seu primeiro jogo para smartphone­s

Feito em parceria com a desenvolve­dora DeNA, game permite interação com amigos e chegará ao mercado em 2016

-

A Nintendo anunciou ontem o seu primeiro jogo para dispositiv­os móveis. Chamado Miitomo, o título é o primeiro dos cinco games que a empresa pretende desenvolve­r para smartphone­s e tablets até março de 2017. Feito em parceria com a desenvolve­dora japonesa DeNA, o Miitomo deve ser lançado nas lojas de aplicativo­s em março de 2016.

Parecido com o clássico Second Life, popular na internet nos anos 2000, o novo jogo da companhia japonesa permite que usuários criem avatares – chamados de Miis – e montem um ambiente social. Dentro dele, é possível realizar ações do cotidiano como casar, ter filhos e trabalhar. Além disso, ele deve incluir uma espécie de chat pa- ra que os usuários possam interagir entre si.

Além da criação do ambiente digital, o Miitomo ainda deverá ter mini jogos para que o usuário desafie amigos e consiga arrecadar o dinheiro virtual necessário para realizar as tarefas dos avatares. Segundo o presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, o game será gratuito, mas “terá muitas coisas pelas quais as pessoas vão querer pagar”.

Os avatares Miis não são uma novidade no universo da Nintendo. Eles foram apresentad­os para os fãs da companhia japonesa no Wii, console lança-

Modelo de negócios do em 2006 e considerad­o até hoje um dos videogames mais bem-sucedidos da história da empresa, com mais de 100 milhões de unidades vendidas.

Após o anúncio do jogo, as ações da empresa caíram cerca de 7% na bolsa de Tóquio. Para analistas, a queda ocorreu especialme­nte pelo atraso no lançamento.

A expectativ­a inicial era de que o primeiro game da Nintendo para celulares chegasse ao mercado ainda em 2015. No entanto, a empresa preferiu focar seus esforços de divulgação para os jogos do Wii U e do Nintendo 3DS, seus principais videogames disponívei­s no mercado.

Considerad­a uma empresa resistente a mudanças, a abertura da Nintendo ao mundo dos jogos móveis foi bem vista pelos analistas ao ser anunciada em março. Segundo Osaku Kamada, da consultori­a Tokai Tokyo Securities, a Nintendo pode arrecadar até US$ 50 milhões por ano com apenas um jogo móvel.

É um valor consideráv­el para a empresa: em 2014, a Nintendo teve lucro de US$ 262 milhões, após três temporadas com prejuízos. As perdas se devem especialme­nte às baixas vendas do Wii U, console lançado pela empresa em 2012.

A companhia japonesa, dona de jogos como Mario e Zelda, já trabalha no sucessor do Wii U. Com o nome provisório de Nintendo NX, o videogame deve ser lançado em 2016 e, segundo rumores, pode ser um misto de console de mesa e portátil.

 ?? REPRODUÇÃO ?? ‘Eu virtual’. Para jogar, usuário deverá criar um avatar
REPRODUÇÃO ‘Eu virtual’. Para jogar, usuário deverá criar um avatar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil