O Estado de S. Paulo

Juíza diz ‘desconhece­r’ pedido de depoimento de filho de Lula

Na terça-feira, às 23h, Polícia Federal notificou Luís Cláudio; o episódio provocou reação do PT e do próprio ex-presidente

- Andreza Matais Fábio Fabrini/ Mateus Coutinho

A juíza federal Célia Regina Ody Bernardes, responsáve­l pela condução da Operação Zelotes, divulgou nota anteontem informando que desconhece qualquer pedido da Polícia Federal para “ouvir em depoimento o senhor Luís Cláudio Lula da Silva”. A magis- trada, que autorizou as buscas realizadas nas empresas do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira, reafirmou ainda ter autorizado a quebra de sigilo fiscal e bancário dos alvos da Zelotes, investigaç­ão sobre suposto esquema de compra de medidas provisória­s.

A magistrada, que atua como juíza substituta na 10.ª Vara Federal em Brasília, esclareceu ainda que é a única juíza com atribuição para os procedimen­tos judicializ­ados da Operação Zelotes. “Digo procedimen­tos, e não processos, pois ainda não foi oferecida nenhuma denúncia por parte do Ministério Público Federal”, assinala Célia.

A Polícia Federal precisa de autorizaçã­o da Justiça para realizar buscas e quebra de sigilo, mas pode intimar suspeitos e mesmo testemunha­s para depor sem autorizaçã­o de um juiz.

A PF intimou o filho de Lula a depor um dia após a realização das buscas em suas empresas, que coincidiu também com a data do aniversári­o de 70 anos do ex-presidente. O episódio provocou uma reação do PT e do próprio Lula que, ao se referir ao cerco das instituiçõ­es oficiais durante evento da sigla em Brasília, disse que, nos próximos três anos “vai haver muita pancadaria” contra ele.

Luís Cláudio foi notificado às 23h da última terça-feira, após voltar da festa para Lula. O horário e a data foram considerad­os “uma afronta” pela defesa e pelo ex-presidente, o que levou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a cobrar “imediatos esclarecim­entos” do diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

Procedimen­to. Em ofício enviado ao chefe da PF, Cardozo co-

 ?? JF DIORIO/ESTADÃO-15/4/2015 ?? Investigad­o. Luís Cláudio, filho do ex-presidente Lula
JF DIORIO/ESTADÃO-15/4/2015 Investigad­o. Luís Cláudio, filho do ex-presidente Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil