O Estado de S. Paulo

Líder de Mianmar cumpriment­a Nobel da Paz após derrota

Com 70% das urnas apuradas, partido de Aung San Suu Kyi deve ter maioria no Parlamento do país

-

O presidente de Mianmar, Thein Sein, felicitou ontem a líder opositora Aung San Suu Kyi, ganhadora do Nobel da Paz, pela a vitória de seu nas eleições gerais de domingo e reafirmou sua intenção de reunir-se com ela ao fim da apuração. A aproximaçã­o foi elogiada pelo presidente americano, Barack Obama, que telefonou para os dois políticos.

Com 70% das urnas apuradas, a Liga Nacional para a Democracia (LND) já conquistou 291 das 491 cadeiras em disputa nas duas câmaras do Legislativ­o de Mianmar e se aproxima da maioria no Parlamento. Em segundo lugar, aparece o governista Partido para a Solidaried­ade e o Desenvolvi­mento da União (USDP, em inglês).

A reunião entre Sein e Suu Kyi deve ocorrer após o fim da apuração. O presidente felicitou ontem a LND por sua vantagem nas eleições. Segundo o partido da Nobel da Paz, um porta-voz do presidente enviou uma mensagem de felicitaçã­o após as parciais da apuração darem vantagem à LND.

“Em consonânci­a com os resultados anunciados pela Comissão Eleitoral da União, eu gostaria de felicitar a LND por liderar a corrida pelas cadeiras parlamenta­res”, disse Ye Htut, porta-voz da presidênci­a de Mianmar. “Em homenagem aos desejos dos cidadãos, o governo realizará uma transferên­cia pacífica de acordo com os prazos previstos.”

Suu Kyi enviou na quarta-feira vários convites para se reunir com Thein Sein e o presidente da câmara baixa, Shwe Mann, assim como com o chefe das Forças Armadas, Min Aung Hlaing, para abordar a reconcilia­ção no país.

Apoio. Obama parabenizo­u Suu Kyi pela vitória de seu partido, informou a Casa Branca em nota. Obama, em telefonema na noite de quarta-feira, a elogiou por seus esforços incansávei­s e o sacrifício ao longo de tantos anos para promover uma Mianmar mais inclusiva, pacífica e democrátic­a, segun- do a Casa Branca.

“O presidente ressaltou que a eleição e a formação de um novo governo podem ser um passo importante na transição democrátic­a de Mianmar”, acrescento­u o comunicado.

Obama também telefonou para o atual líder de Mianmar, Thein Sein, na noite de quartafeir­a, para parabenizá-lo pela realização das eleições, informou a Casa Branca em comunicado separado.

Mianmar esteve governada por regimes militares desde 1962 até 2011, quando a última junta passou o poder a um governo civil aliado que começou a aplicar reformas políticas, econômicas e sociais.

Suu Kyi passou no total mais de 15 anos sob prisão domiciliar durante a ditadura militar por reivindica­r, de maneira pacifica, democracia para seu país.

 ??  ??
 ?? KHIN MAUNG WIN/AP ?? Vitoriosa. Birmanesa lê jornal com Suu Kyi em destaque
KHIN MAUNG WIN/AP Vitoriosa. Birmanesa lê jornal com Suu Kyi em destaque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil