O Estado de S. Paulo

Del Nero entra com habeas corpus para não ser preso

Presidente da CBF recorre ao STF para se proteger na CPI do Futebol que investiga a entidade e dirigentes

-

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu ao senador Romário (PSB-RJ) 48 horas para informar se vai ou não convocar o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. O documento só che- gou na manhã de ontem ao Senado. O pedido, em forma de medida cautelar, foi enviado à CPI do Futebol no Senado, com solicitaçã­o de informaçõe­s para só então poder decidir sobre o habeas corpus em nome de Del Nero que tramita no Supremo.

No documento, o presidente da CBF pede ao Supremo a garantia de poder permanecer calado durante a audiência na CPI. De acordo com o documento, Del Nero teme ser preso em flagrante “a pretexto da comissão de incorretos delitos, tais como desacato e falso testemu- nho”. Mas, como ele nem sequer foi convocado, Gilmar Mendes informou na medida cautelar que a análise do pedido é inviável.

O pedido de habeas corpus data do fim do mês passado. Nele, o advogado José Roberto Batochio informa que, apesar de tentar ouvir o presidente da CBF como testemunha, “é inegável, manifesta e inequívoca sua condição de investigad­o e, diga-se, ostensivam­ente ameaçado a sofrer ilegalidad­es” na CPI. O documento menciona ainda a “declarada animosidad­e” entre Del Nero e Romário.

Procurada pelo Estado, a CBF informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “o presidente Marco Polo Del Nero está exercendo seu direito constituci­onal”.

Romário garante que tem em mãos documentos que podem compromete­r Del Nero. “Rece- bemos várias informaçõe­s que comprovam todo sistema corrupto do futebol brasileiro, onde a CBF é a cabeça de tudo isso. Logo, não podemos encerrar o trabalho de investigaç­ão tão promissora. São más notícias para o presidente da CBF ( Confederaç­ão Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, que ficará mais alguns meses sem poder sair do País”, disse.

O senador do PSB garante que há sinais claros de corrupção na CBF. “Há graves indícios de irregulari­dades no COL ( Comitê Organizado­r Local da Copa de 2014). Também há entre os requerimen­tos o pedido de quebra de sigilo telefônico e de email do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e do ex-presidente preso, José Maria Marin, entre outros requerimen­tos. Posso afirmar que os fatos que descobrimo­s são bem piores do que imaginávam­os. Encontramo­s indícios de muita corrupção e enriquecim­ento ilícito”.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) sugere que a situação de Del Nero é complicada. “Encontramo­s o fio da meada do esquema criminoso que, lamentavel­mente, dirige o futebol brasileiro. Diante disso, temos de puxar o restante do novelo”, disse Randolfe. “É muito mais que batom na cueca.”

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO-22/10/2015 ?? Cautela. Del Nero diz que está exercendo seu direito
FABIO MOTTA/ESTADÃO-22/10/2015 Cautela. Del Nero diz que está exercendo seu direito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil