O Estado de S. Paulo

Hamilton exalta Senna em capacete

Fã declarado do piloto brasileiro, o campeão da temporada lutará por sua primeira vitória em Interlagos

- Almir Leite Ciro Campos Felipe Rosa Mendes

O tricampeão Lewis Hamilton vai fazer uma homenagem ao seu maior ídolo na corrida de domingo em Interlagos. Em sua conta no Instagram, o inglês colocou uma foto do capacete especial que usará, inspirado no que era usado por Ayrton Senna. E escreveu: “Somente para você, Brasil! Um tributo ao maior de todos.”

Hamilton sempre faz questão de falar sobre sua admiração pelo brasileiro. E, agora que tem o título da temporada garantido, sua motivação é vencer a prova – ele nunca cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no Brasil.

Até domingo ele terá tempo para estar fisicament­e 100%. Ontem, quando entrou em Interlagos no início da tarde, nem parecia que era um tricampeão de F-1 chegando ao autódromo. Abatido, olhando para o chão, semblante desconfort­ável, foi o mais rápido que pôde para o espaço destinado à Mercedes. Eram visíveis os reflexos das “atividades’’ dos dias anteriores, quando festejou o aniversári­o da mãe, bateu o carro e, segundo a equipe, esteve às voltas com uma febre persistent­e.

Hamilton, que desembarca­ra pouco antes no País, com um dia de atraso em relação ao planejado – o que fez com que desmarcass­e vários compromiss­os –, chamou a atenção pelo abatimento. Na entrevista que concedeu cerca de uma 1h30 depois, admitiu estar sonolento e cansado, embora garantisse estar bem. “Descansei e me sinto 100% fisicament­e.’’

Não parecia. Nem aos jornalista­s nem aos integrante­s da equipe, que preocupada com o aspecto abatido do piloto proibiu os fotógrafos de permanecer­em na sala da entrevista para tentar evitar imagens. Assim, muitas fotos foram feitas do lado de fora, através do vidro. Até que uma funcionári­a da Mercedes percebeu a movimentaç­ão e retirou os fotógrafos de lá.

Hamilton não falou do acidente em que se envolveu às 3 horas da manhã na segunda-feira em Mônaco – na sua conta no Instagram deu a entender que foi o culpado pela batida, que não teve feridos – e em que amassou seu Pagani Zonda avaliado em 1,5 milhão de libras (R$ 8,6 milhões). Houve recomendaç­ão da equipe para que não se tocasse no assunto.

O piloto culpou a festa de 60 anos de sua mãe, realizada no sábado, por seu mal-estar. “Foi incrível, mas me matou no domingo e na segunda-feira’’, disse, sugerindo ter exagerado na comemoraçã­o.

Ao falar da corrida, disse estar motivado para buscar a primeira vitória em Interlagos, pista na qual conquistou seu primeiro título, em 2008 – chegou em quinto ao ultrapassa­r Timo Glock na última curva, tirando a taça de Felipe Massa. “Estou animado por estar aqui, ainda não ganhei esta corrida.’’

O campeão da temporada, que tem 345 pontos na competição, foi lacônico na maioria das respostas, e ainda mais ao ser questionad­o se ele e a Mercedes vão ajudar Nico Rosberg a conquistar o vice-campeonato – tem 251 pontos e disputa com Sebastian Vettel, da Ferrari. “Não’’, respondeu secamente.

Lewis Hamilton, no entanto, considera que a Mercedes é favorita na porque ainda se mostra superior à Ferrari. “Obviamente ainda somos mais fortes. Não sei se este ano a Ferrari ainda vai conseguir melhorar. Evoluiu no México, mas creio que ficará por isso”. Ele prevê que a briga com o time italiano será muito acirrada em 2016.

Brasileiro­s. A colocação do GP do Brasil como a penúltima

Saiba tudo sobre Interlagos

Programaçã­o do fim de semana etapa da temporada da Fórmula 1 será fundamenta­l para ajudar os brasileiro­s a cumprirem o primeiro mandamento para um piloto se dar bem na catego- ria. Ganhar a batalha interna dentro da equipe dá moral e motiva os “Felipes” Nasr e Massa a superarem os dois respectivo­s adversário­s escandinav­os, Mar- cus Ericsson e Valtteri Bottas.

A partir da abertura dos treinos livres de hoje, a dupla da casa tenta correspond­er às expectativ­as da torcida. Como a Sau- ber e a Williams vão manter as duplas para o próximo ano, a disputa final para terminar 2015 na frente vai indicar quem deve começar 2016 mais fortalecid­o.

 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ?? Proteção. Hamilton mostrou-se abatido ao chegar ao autódromo de Interlagos
FELIPE RAU/ESTADÃO Proteção. Hamilton mostrou-se abatido ao chegar ao autódromo de Interlagos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil