O Estado de S. Paulo

Entidades lançam manifesto contra CPMF

OAB e confederaç­ões empresaria­is dizem que falta legitimida­de à presidente para ampliar a carga tributária

- Julia Affonso Ricardo Chapola Fausto Macedo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e confederaç­ões empresaria­is do País lançaram ontem um manifesto contra o aumento da carga tributária. O manifesto cobra “o cumpriment­o dos compromiss­os assumidos” pela presidente Dilma Rousseff na campanha eleitoral de 2014, quando foi reeleita. O texto também argumenta que falta “legitimida­de política” para Dilma criar novos impostos como a retomada da Contribuiç­ão Provisória sobre movimentaç­ão Fi-

Compromiss­o nanceira (CPMF).

O documento – Manifesto contra a criação ou aumento de tributos e pelo cumpriment­o dos compromiss­os do governo apresentad­os pela Presidente da República em seu programa de campanha eleitoral – é subscrito pelo Conselho Federal da Ordem, Confederaç­ão Nacional da Indústria (CNI), Confederaç­ão Nacional do Transporte (CNT), Confederaç­ão Nacional da Saúde (CNS) e Confederaç­ão Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

“Uma campanha eleitoral serve, no mínimo, para que o candidato apresente um programa de governo e com ele se comprometa publicamen­te em implementa­r. A presidente Dilma Rousseff não tratou de aumento de carga tributária ou de criação de tributo durante a sua campanha eleitoral”, afirma o texto.

As entidades sustentam “sua firme convicção no sentido de que falta legitimida­de política para a Presidênci­a da República propor medidas que aumentem a carga tributária no Brasil, seja criando a CPMF ou aumentando as alíquotas dos tributos existentes”.

Cortes. OAB e as entidades que assinam o manifesto desta- cam que o “equilíbrio das contas públicas será encontrado com os cortes de despesas e com o incremento da atividade econômica, com a redução dos juros e o estímulo à atividade produtiva”.

O manifesto também conclama “a sociedade e as forças políticas a pronunciar­em um rotundo não a qualquer aumento da carga tributária no Brasil”.

DORA KRAMER

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil