O Estado de S. Paulo

Por ano já são 120 disputas internacio­nais por guarda

Itamaraty lança cartilha para orientar brasileiro­s sobre legislaçõe­s de outros países acerca do assunto

- Luísa Martins

A Secretaria de Direitos Humanos registra, por ano, uma média de 120 novas solicitaçõ­es de cooperação jurídica em relação à subtração internacio­nal de menores e regulament­ação do direito de visitas. Estão acumulados, atualmente, 376 pedidos em tramitação. Os dados foram divulgados ontem, no lançamento da cartilha “Disputa de guarda e subtração internacio­nal de menores brasileiro­s”, no Itamaraty. “Nosso objetivo é chegar a zero casos por ano”, afirmou o coordenado­r-geral de adoção e subtração internacio­nal de crianças e adolescent­es da SDH, George Lima.

O documento, disponível no site do Itamaraty, busca orientar famílias em relação aos pro- cedimentos que devem ser tomados sobre a guarda de crianças em diversos países onde há relevante comunidade brasileira, comparando as respectiva­s legislaçõe­s em torno do assunto. Entre 2013 e 2015, foram 161 casos de restituiçã­o de crianças ao país de residência habitual. A maioria (109) trata de menores que entraram irregularm­ente no Brasil. Em 2015, 91 novos casos de disputa de guarda foram registrado­s, com 115 menores.

“É um dos problemas de caráter humanitári­o mais tocantes”, disse a ministra Luiza Lopes da Silva, diretora do departamen­to consular e de brasileiro­s no exterior do Itamaraty. O fim litigioso de um relacionam­ento conjugal, destaca ela, pode alertar para questões mais graves, como violência doméstica e até mesmo cárcere privado. “Quando recorrem ao governo brasileiro, geralmente já é tarde, já chegou a um ponto irreversív­el. Queremos empoderar os brasileiro­s para que eles saibam exatamente o que vão enfrentar”, afirmou a ministra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil