O Estado de S. Paulo

IGP-M sobe 0,83% na 2ª prévia do mês

-

Após breve trégua em dezembro, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) voltou a ganhar força na segunda prévia de janeiro, informou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice subiu 0,83%, ante taxa de 0,5% no último mês de 2015. O aumento de preços atingiu desde commoditie­s no atacado quanto a mensalidad­es escolares e alimentos no varejo.

A aceleração deve ser a tendência para este mês, tanto para o atacado quanto para o varejo, afirmou Salomão Quadros, superinten­dente adjunto de Inflação da FGV. Enquanto os preços de grãos compensam quedas exageradas em meses anteriores e também são afetados por problemas climáticos, reajustes de início de ano pesam no orçamento das famílias.

“Em dezembro, ainda havia vários produtos com queda no atacado, reflexo da normalizaç­ão do câmbio após forte alta no terceiro trimestre de 2015. Agora, há revisões, correções de quedas aprofundad­as, como é o caso da soja”, disse Quadros.

No índice divulgado ontem, a i nfl a ç ã o a t a c a di s t a subiu 0,82%, o dobro do resultado de dezembro. Só a soja ficou 1,28% mais cara, após queda de 2,66% no mês passado. Além do ajuste devido ao câmbio, as dificuldad­es do clima acabam interferin­do no preço. “Esse ano vai ter supersafra, mas com o El Niño pode ter havido pequena frustração em alguma região.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil