O Estado de S. Paulo

‘Os Dez Mandamento­s’ vende com ajuda de fiéis

Igreja Universal sugere a seus frequentad­ores que comprem ingressos; objetivo é bater o recorde do Brasil

- Pedro Antunes

Os números, mesmo uma semana antes da estreia, não enganam. A novela-transforma­daem-filme Os Dez Mandamento­s chegará aos cinemas brasileiro­s no dia 28 de janeiro, prestes a estabelece­r um novo recorde de bilheteria de filmes nacionais.

O detentor do título de cam- peão dos pesos pesados em número de salas até aqui é Até Que A Morte Nos Separe 3, comédia com Leandro Hassum que chegou ao número de 812 salas em todo o circuito nacional (composto por 2,8 mil telas no total) e levou 2,3 milhões de espectador­es aos cinemas. Os Dez Mandamento­s, distribuíd­o pela Paris Filmes, chegará a mais de 1 mil salas (o número exato será revelado na sexta-feira, 15), e já vendeu 2 milhões de bilhetes antecipado­s (até a tarde de ontem), mesmo com o filme ainda inacabado. Com mais 300 mil ingressos, o longa bíblico ultrapassa as piadas de Hassum.

Os números não surpreende­m. Afinal, quando Os Dez Mandamento­s foi exibido como nove- la na Rede Record, a emissora chegou a bater a Globo em alguns capítulos. Na rede de salas de cinema Cinemark, a busca pelos bilhetes está “acima do esperado”, segundo a empresa.

A temática bíblica e a ação da Igreja Universal do Reino de Deus – cujos bispos atuam na Record, responsáve­l pela novela transforma­da para a telona – são pontos a favor de Os Dez Mandamento­s que as outras produções nacionais não tinham. Na rede de cinemas UCI, por exemplo, há sessões sendo fechadas para exclusivid­ade do fiéis, contou Monica Portela, diretora de marketing da rede. “Um representa­nte de um grupo de fiéis compra para todos para uma sessão exclusiva”, conta.

Uma frequentad­ora da Universal que pediu para não ser identifica­da em contato com o Estado confirmou o pedido de bispos e pastores durante os cultos para que os seguidores comprem ingressos para o filme. “Comprei porque o pastor pediu”, ela conta. “Se ficou bom na tela pequena, vai ser melhor ainda na telona.” Nos bastidores da Universal, como apurou a reportagem, a ideia é transforma­r Os Dez Mandamento­s no filme mais assistido no País, ultrapassa­ndo Tropa de Elite 2, com seus 10.736.995 de espectador­es.

Em nota, a Universal diz apenas apoiar ações e projetos que facilitem o acesso do público ao filme porque o considera “uma obra cinematogr­áfica de extrema qualidade, que trata os valores bíblicos com respeito”. Ao ser questionad­a sobre qual é a forma de apoio, se há a confirmaçã­o do pedido para que fiéis comprem ingressos ou doem dinheiro para a aquisição de bilhetes, ou ainda qual é a relação da instituiçã­o com o filme produzido por uma emissora comandada por bispos e pastores da igreja, a Universal preferiu não se manifestar.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Na novela. Larissa Maciel
DIVULGAÇÃO Na novela. Larissa Maciel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil