O Estado de S. Paulo

E os faróis de neblina?

- Hairton Ponciano hairton.ponciano@estadao.com

Em comum, os carros à direita e acima são luxuosos, importados da Alemanha e oferecidos no Brasil com tabela de centenas de milhares de reais. Mas há outro ponto que os une: nenhum dos três traz faróis de neblina.

Tradiciona­lmente, os faróis auxiliares – de longo alcance (milha) e neblina – ficam na parte inferior do para-choq ue d i a nt e i r o . Nos novos 911 (acima), RS7 (abaixo) e S Cabrio há uma tendência que deve se intensific­ar, especialme­nte em carros mais caros, e de maior nível tecnológic­o: os faróis de neblina tradiciona­is estão sumindo. E suas funções foram absorvidas pelo conjunto principal.

De acordo com o consultor técnico da Audi Lothar Werninghau­s, essa mudança foi possível graças à adoção dos faróis de LEDs, que têm capacidade de iluminação muito superior aos com lâmpadas incandesce­ntes (com filamento).

Além disso, conjuntos ópti- cos modernos são dotados de superfície complexa. Isso significa que, de acordo com as condições, uma mesma fonte de luz pode desempenha­r várias funções, seja de modo automático ou por meio de comandos feitos pelo motorista.

“Os faróis do tipo full LED são formados por vários blocos (de luz) e neles cada um tem uma função”, diz o consultor da Audi. “Um serve para neblina, outro para iluminar as curvas, e assim por diante”, explica ele.

Como o facho pode ser direcionad­o, quando se acionam os faróis de neblina o bloco de luz que tem essa função se acende e projeta um facho mais baixo e largo, para clarear os limites da pista e a sinalizaçã­o de solo.

A luz azulada do LED é mais eficiente para essa função que o brilho amarelado das lâmpadas tradiciona­is, halógenas. Por isso, deixa de ser fundamenta­l que o sistema fique instalado em posição mais baixa.

Como os faróis totalmente de LED ainda estão restritos aos automóveis muito caros, é provável que as luzes de neblina resistam algum tempo nos modelos mais acessíveis. Além disso, por questão de estilo, elas devem ter uma certa sobrevida em utilitário­s-esportivos. A profusão de pontos de luz tende a transmitir impressão de robustez nos aventureir­os.

Mas, a curto prazo, deverão atuar mais como figurantes do que como protagonis­tas.

As luzes de LEDs tendem a aposentar as lâmpadas nos para-choques

 ?? FOTOS: DIVULGAÇÃO ?? Porsche 911 tem luzes diurnas na parte inferior
FOTOS: DIVULGAÇÃO Porsche 911 tem luzes diurnas na parte inferior
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil