O Estado de S. Paulo

Gerada no Rally Dakar

- José Antonio Leme jose.leme@estadao.com

Nova Honda Africa Twin chegará no segundo semestre com mais tecnologia por R$ 80 mil

OMundial de Endurance e a MotoGP são categorias que costumam servir de laboratóri­o para o desenvolvi­mento de carros e motos, respectiva­mente. No caso do fora de estrada, o principal campo de pesquisa é o Rally Dakar, maior e mais difícil prova offroad do mundo, que, embora agora percorra a América do Sul, surgiu no continente africano. Foi lá que a Honda forjou a primeira geração da big trail Africa Twin. A segunda, que manteve a inspiração, chegará ao País no segundo semestre por cerca de R$ 80 mil.

Em sua estreia no Dakar, em 1986, a Honda levou o protótipo NXR 750V, com motor V2 de 749 cm3, 75 cv e autonomia para rodar 450 km. Entre os destaques estava a suspensão monoamorte­cida atrás, que, além de melhorar o comportame­nto da moto, exige menos esforço do piloto.

Tamanha evolução rendeu à marca quatro vitórias seguidas – primeira para uma moto com motor refrigerad­a a água.

Dois anos depois, com o bom resultado na competição, a Honda lançou a XRV 650 Africa Twin, versão de rua com motor V2 de 649 cm3 e 57 cv e câmbio de cinco marchas.

Em 1990, a moto foi renovada e ganhou um V2 de 750 cm3 e 62 cv. O modelo também recebeu para-brisa maior e freio com discos duplos na frente. O peso, de 185 kg, foi mantido.

A partir daí, a Africa Twin trouxe só atualizaçõ­es visuais, até sair de linha, em 2002.

O RETORNO

Como não tinha uma substituta à altura da big trail durante esse período, a Honda criou a Varadero. Com motor bicilíndri­co de 1.000 cm3, ela não tinha real capacidade off-road.

Em 2013, a marca voltou a disputar o Dakar com time próprio. E iniciou o desenvolvi­mento de um modelo nos moldes da Africa Twin original.

No Salão de Milão (Itália) de 2014 a fabricante apresentou a CRF1000L Africa Twin. Além do mesmo espírito do modelo original, a novidade traz várias tecnologia­s atuais.

Entre os destaques estão freios ABS, controle de tração e três modos de condução, que alteram a entrega de potência. Outra inovação são as suspensões invertidas na frente e com ajustes de compressão, retorno e pré-carga na frente e atrás.

Em vez de motor V2, a nova big trail traz um dois cilindros em linha de 998 cm3 e 95 cv.

No Brasil, onde será vendida pela primeira vez, a Africa Twin será montada em sistema CKD (com peças importadas) em versão praticamen­te completa. Essa traz faróis, piscas e lanternas de LEDs. O único item que não será oferecido aqui é o câmbio automatiza­do de dupla embreagem.

 ?? FOTOS: HONDA/DIVULGAÇÃO ??
FOTOS: HONDA/DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil