O Estado de S. Paulo

Argentina quer colocar chanceler no comando da ONU

Candidatur­a admitida por Susana Malcorra para lugar de Ban Ki-moon deve ser formalizad­a até o fim da semana

- Rodrigo Cavalheiro

A chanceler argentina, Susana Malcorra, está em campanha para substituir o sul-coreano Ban Ki-moon no comando da ONU a partir de janeiro de 2017. A engenheira elétrica de 61 anos, uma das surpresas do gabinete anunciado por Mauricio Macri em dezembro, conta com o apoio da Casa Rosada. A estratégia é usá-la como forma de acelerar a “reinserção da Argentina no mundo”, uma das promessas reiteradas pelo presidente após 12 anos de kirchneris­mo, que estimulou protecioni­smo econômico e o afastament­o das potências ocidentais.

Segundo a própria Malcorra afirmou ao jornal Clarín, em entrevista publicada ontem, há nove candidatos ao posto, dos quais sete são do Leste Euro- peu. A região detém o favoritism­o por uma questão de rotativida­de geográfica. A Argentina decidiu lançar Malcorra como can- didata sul-americana porque apareceram também postulante­s da Oceania e da Europa Ocidental. “Há uma vertente muito forte que diz ‘é o momento de ser uma mulher’. Aí surgem alguns nomes e o meu está entre eles”, disse. Segundo o Clarín, sua candidatur­a deve ser anunciada por Macri na sexta-feira.

Até ser escolhida ministra das Relações Exteriores, Malcorra era chefe de gabinete de Ban. Ela começou carreira na IBM e chegou a presidente da Telecom Argentina, onde trabalhou até 2002 e ganhou fama de durona ao demitir centenas na crise de 2001. A instabilid­ade argentina fez ela mesma sair do país e começar carreira na ONU, no programa mundial de alimentos.

Seus contatos com líderes mundiais foram importante­s para garantir as visitas do americano Barack Obama, do francês François Hollande e do italiano Mateo Renzi nos primeiros meses de governo de Macri.

A política externa de Macri escolheu como principal alvo a Venezuela, a quem ameaçou com umpedido de suspensão no Mercosul para pressionar pela libertação de opositores presos. Sobre o tema, Malcorra descreveu ao Clarín como “esquizofrê­nico” o voto dado pelos venezuelan­os ao colocar o chavismo no Executivo e a oposição à frente do Legislativ­o.

 ?? HASSAN AMMAR/AP ?? Candidata. Ministra foi chefe de gabinete de Ban Ki-moon
HASSAN AMMAR/AP Candidata. Ministra foi chefe de gabinete de Ban Ki-moon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil