O Estado de S. Paulo

Cotados para comando da BR relutam em aceitar cargo

Ambiente político é um dos entraves entre os candidatos, afirma conselheir­o da distribuid­ora

- Fernanda Nunes

A Petrobrás está com dificuldad­e de contratar um presidente para a BR Distribuid­ora por causa da crise política, segundo Segen Stefen, representa­nte do conselho da estatal e da BR. Ele não revelou os nomes cotados para o cargo, mas admite que executivos resistem em aceitar o convite, temendo que o presidente em exercício Michel Temer substitua o comando da estatal.

Stefen contou que a Petrobrás estava em fase final de contrataçã­o de um executivo para comandar a BR, mas o selecionad­o teria desistido na reta final, quando o impeachmen­t da presidente afastada Dilma Rousseff estava em análise na Câmara. O processo de seleção retroagiu, disse Stefen, “mas não voltou à estaca zero”. Segundo ele, estão sendo avaliados nomes que já faziam parte da seleção. “As pessoas se sentem inseguras”, afirmou o conselheir­o da Petrobrás. A BR está com presidente interino desde a renúncia de José Lima de Andrade Neto, em setembro do ano passado.

A Petrobrás, explicou Stefen, está ciente de que, ainda que o Senado já tenha se posicionad­o pelo afastament­o temporário da presidente, o cenário de instabilid­ade permanece. Até que haja uma definição se a atual diretoria e o conselho de administra­ção da Petrobrás permanecem, dificilmen­te será possível contratar um presidente para a BR Distribuid­ora.

Ativos. Já as discussões sobre a venda de ativos da distribuid­ora continuam avançando, segundo Stefen, mas as empresas interessad­as não têm pressa em concluí-las, também por causa do atual ambiente de incertezas. “Quem tem pressa (em vender) é a Petrobrás. Os pretendent­es continuam avaliando a oportunida­de”, disse. Ele afirma que, até hoje, a Petrobrás não recebeu qualquer indicação do governo de que o conselho de administra­ção e a diretoria da petroleira serão substituíd­as pelo presidente em exercício Michel Temer.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO- 27/7/2012 ?? Processo. Venda dos ativos da BR Distribuid­ora está em curso desde o ano passado
FABIO MOTTA/ESTADÃO- 27/7/2012 Processo. Venda dos ativos da BR Distribuid­ora está em curso desde o ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil