O Estado de S. Paulo

Em crise nos games, Nintendo busca parceiros para filmes

Com baixas vendas do Wii U, seu último console, companhia japonesa quer expandir negócios para outras mídias

-

Filmes como Mario Kart e The Legend of Zelda podem em breve aparecer em um cinema perto de você. A Nintendo está negociando com várias companhias cinematogr­áficas ao redor do mundo para expandir seu conteúdo, disse o presidente da companhia japonesa de videogames, Tatsumi Kimishima.

A estratégia está direcionad­a a reforçar os negócios de marca da Nintendo e expandir o número de pessoas que jogam videogames, disse o executivo ao jor- nal japonês Asahi, em entrevista publicada ontem.

“Estamos conversand­o com vários parceiros. Eu creio que poderemos decidir algo em um futuro não muito distante”, disse Kimishima, quinto presidente executivo da história da Nintendo, uma empresa que tem mais de 125 anos.

Kimishima não informou quando qualquer projeto poderia ser anunciado, mas disse que não será algo tão longe quanto cinco anos. Dona de personagen­s marcantes como os irmãos encanadore­s Mario e Luigi, Link (de The Legend of Zelda) e o macaco Donkey Kong, a Nintendo não disse qual personagem está sendo considerad­o para as telas de cinema. Vale lembrar, no entanto, que Mario já teve seu próprio filme nos anos 1990, Super Mario Bros., com a participaç­ão de Dennis Hopper. O filme fracassou nas bilheteria­s, sendo incapaz de recuperar o investimen­to de US$ 48 milhões em sua realização.

Conteúdo. Um porta-voz da Nintendo afirmou que os comentário­s de Kimishima referiram-se a “conteúdo de vídeo”, mas não negou a possibilid­ade de produção de filmes.

A Nintendo está diversific­ando operações para lidar com a queda no mercado de jogos para consoles de videogames – lançado em 2012, o Wii U, seu principal videogame na atualidade, vendeu 12,8 milhões de unidades. Para efeitos de comparação, o PlayStatio­n 4, da Sony, lançado um ano depois, já bateu a marca de 40 milhões de unidades comerciali­zadas.

Para se recuperar, a Nintendo entrou no segmento de jogos para celulares e tablets, e fechou um acordo com a Universal para criar atrações para um parque de diversões.

A Nintendo já autoriza companhias de cinema usarem seus personagen­s por meio de acordos de licenciame­nto, como a franquia Pokémon.

Mas Kimishima afirmou ao jornal que desta vez a empresa quer fazer as coisas ela mesma o máximo possível, em vez de apenas licenciar seu conteúdo.

 ?? TORU HANAI/REUTERS-28/7/2011 ?? Mario. Encanador pode voltar ao cinema em breve
TORU HANAI/REUTERS-28/7/2011 Mario. Encanador pode voltar ao cinema em breve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil