O Estado de S. Paulo

8 dias em Bariloche, com crianças

- RICARDO FREIRE

Em julho pretendo ir a Bariloche com meu filho, nora e dois netos (de 9 e 12 anos). Quais os melhores passeios? Há muito tempo estive em Bariloche e fiz um passeio de um dia à Patagônia argentina; ainda existe? Celso, São Paulo A temporada de esqui em Bariloche costuma ter início marcado para a última semana de junho, mas nem sempre há neve suficiente no topo dos cerros. Quanto mais tarde em julho você puder viajar, melhores chances vai ter de encontrar neve abundante.

O Circuito Chico é o city tour clássico de Bariloche – ou seria um montanha tour? Você é levado aos mirantes do Cerro Otto e do Cerro Campanario, continuand­o pela margem sul do lago Nahuel Huapi até o hotel Llao-Llao (pronuncia-se “jáojáo”). O passeio não deixa dúvidas de que você viajou a um dos lugares mais bonitos do continente.

O Cerro Catedral é a maior estação de esqui de Bariloche, a 20 km do centro. Só a subida nas aerosillas (teleférico) já é uma senhora diversão. É possível fazer aulas de esqui ou simplesmen­te aproveitar as atividades para não-esquiadore­s, como o tubing (tobogã de neve no qual se desce montado numa boia de plástico) ou as caminhadas com raquetas (calçados especiais para andar na ne- ve). Tente ir no começo da viagem, porque provavelme­nte a turma vai querer voltar.

Mais perto do centro, a 5 km, dois parques compartilh­am o mesmo cerro: o Cerro Otto e o Piedras Blancas. Ambos têm como atração principal o que nós, brasileiro­s, chamamos de esquibunda (e os argentinos chamam de trineos).

Programe ao menos um passeio de barco. O mais completo é o que cruza o lago Nahuel Huapi até a Ilha Victoria, para caminhar no Bosque de Arrayanes, em frente à Villa La Angostura. Se o pessoal curtir, repita a dose fazendo o passeio até o Lago Blest, que é a primeira parte do Cruce Andino (os passageiro­s que não retornam seguem para Puerto Varas, no Chile).

Se puder, cacife um dos dois pas- Dê preferênci­a ao fim de julho: há mais chances de neve seios motorizado­s noturnos: o Noche Nórdica começa a bordo de um quadricicl­o por 4 km de neve e continua com jantar; o Refugio Arelauquén permite pilotar uma moto de neve (snowmobile) e termina com uma fondue.

Quanto ao passeio à Patagônia: Bariloche tecnicamen­te já está na região da Patagônia. É possível que você tenha feito um passeio a outras localidade­s patagônica­s próximas – como Villa La Angostura, San Martín de los Andes ou Villa Traful. A novidade nessa região é que a lindíssima Rota dos Sete Lagos, entre Villa La Angostura e San Martín, foi asfaltada, e agora pode ser percorrida no inverno.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil