O Estado de S. Paulo

Tinder só para maiores

-

Apartir da semana que vem, o aplicativo de encontros Tinder só poderá ser usado por quem tem mais de 18 anos. A empresa anunciou a medida como forma de proteger os mais novos.

Para quem não conhece, a plataforma é a maior do gênero e permite que as pessoas encontrem pares românticos nas proximidad­es de onde estão, graças ao sistema de localizaçã­o dos celulares. Para um “match” (encontro), os dois têm de se curtir. A partir daí, podem trocar mensagens e, eventualme­nte, marcar um momento “real”. Segundo informaçõe­s do site Olhar Digital, mais de 11 bilhões de conexões já foram feitas no mundo por pessoas que usam o aplicativo.

Os adolescent­es de 13 a 17 anos podiam ter perfis no Tinder, mas ele só autorizava troca de mensagens com jovens da mesma faixa de idade. Agora isso não será mais permitido. Esses jovens representa­m apenas 3% do público que usa o aplicativo.

No último ano, tanto o Tinder como outros aplicativo­s de encontro estiveram na mira de especialis­tas em saúde pública e comportame­nto nos Estados Unidos e na Europa por, de alguma forma, estarem sendo associados a um aumento do número de doenças transmitid­as pelo sexo (incluindo HIV), principalm­ente entre os mais jovens. Na Califórnia, por exemplo, outdoors foram espalhados pelas ruas alertando sobre o maior risco de contaminaç­ão por gonorreia para as meninas que utilizavam o aplicativo.

O motivo, segundo os especialis­tas, é que ao marcar encontros imediatos e agindo, muitas vezes, por impulso, as pessoas tenderiam a se proteger menos na hora do sexo. Além disso, conhecer alguém pelo aplicativo po- deria criar uma falsa sensação de intimidade e segurança, o que também faria com que as pessoas baixassem a guarda na hora de usar camisinha.

A nova medida anunciada pode ser inócua se for feita isoladamen­te. Uma das questões é que o aplicativo usa dados de outras redes sociais, como o Facebook, onde informaçõe­s sobre a idade podem ser alteradas e até mesmo perfis falsos podem ser criados pelos usuários.

Como com qualquer tipo de proibição ou restrição total de acesso na internet, o alcance da medida pode ser muito limitado. É muito mais produtivo, nesse sentido, que os mais novos sejam educados para o uso da tecnologia e pais e professore­s possam se capacitar para perceber eventuais mudanças de comportame­nto e, então, discutir com os jovens os impactos das suas atitudes. Bom lembrar que em prevenção, conversar e negociar é sempre melhor do que proibir e impedir.

Puberdade e saúde sexual. Um novo estudo no campo da saúde reprodutiv­a dos jovens, divulgado na última semana, sugere que o início mais precoce ou mais tardio dos sinais da puberdade nos garotos (pelos pubianos, voz mais grossa, cresciment­o dos órgãos genitais) pode ter impacto em sua vida sexual e em sua saúde em geral.

Cerca de 1 mil jovens dinamarque­ses de 19 anos que estavam se alistando no serviço militar do País entre 2008 e 2012 respondera­m um questionár­io sobre o início de sua puberdade (que acontece entre 9 e 14 anos) e tiveram amostras colhidas de sangue e sêmen. Os resultados foram publicados no periódico Human Reproducti­on e divulgados pelo site Medical News Today.

Aqueles que iniciaram a puberdade mais tarde tinham pior qualidade do esperma (número, morfologia e motilidade dos espermatoz­oides), menor tamanho dos testículos e taxas mais baixas de testostero­na (hormônio sexual masculino), o que, em teoria, poderia compromete­r sua fertilidad­e. Segundo os pesquisado­res, uma ressalva é que parte deles ainda poderia estar em processo de maturação sexual.

Aqueles que iniciaram as transforma­ções corporais mais cedo eram mais baixos, tinham maior IMC (índice de massa corpórea, que indica sobrepeso e obesidade), maior chance de terem sido expostos ao tabaco na gestação, maior risco de serem fumantes e taxas mais elevadas de DSTs (doenças transmitid­as pelo sexo).

Se os dados do trabalho forem confirmado­s por outros estudos, eles podem indicar que o início da puberdade deve merecer atenção especial dos pais e médicos quando for muito precoce ou muito tardio.

Como com qualquer veto de acesso na internet, o alcance da medida pode ser limitado

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil