O Estado de S. Paulo

Réplicas de Porsche são sonho possível de administra­dor

Cópias fiéis dos modelos 356 e 550 Spyder são mantidas com capricho por Maurício Welsh, um fã dos carros alemães

- Thiago Lasco

O administra­dor de empresas Maurício Welsh tem o Porsche certo para cada ocasião. Se o dia pede um passeio ameno, talvez um bom restaurant­e, ele aposta no 356 Speedster verde. Mas se a ideia é rasgar as curvas de um autódromo, é o 550 Spyder prateado que sai da garagem.

Trata-se de duas réplicas, é bom avisar. Mas isso não tira o brilho dos carros, feitos em 1978. “Chamam mais atenção que muitos importados novos. Quando vou comer fora, eles ficam parados na porta dos lugares com destaque”, diz o dono.

Quando Welsh viu o 356 em uma revista, ficou louco pelo carro. O modelo não estava à venda, mas, com destreza, ele conseguiu que o proprietár­io, responsáve­l pela construção da réplica, concordass­e em fechar negócio e também lhe oferecesse o 550, alguns meses depois.

“Os dois carros já estavam prontos. Eu só compro antigos já restaurado­s. Quando você tem de refazer um modelo do zero, acaba gastando muito mais do que ele vale e jamais re- cupera o investimen­to.”

A mecânica Volkswagen não dá dor de cabeça. O 356 tem um motor boxer 1.9 de 120 cv, enquanto o 550 traz um 2.0 turbo de Golf, com 240 cv. De clara vocação para as pistas, com direito a bancos do tipo concha e santantôni­o, o segundo modelo parece feito sob medida para ele, um amante da velocidade. “Sempre curti carros rápidos.”

Welsh já teve a chance de sentir o gostinho de um Porsche original. Em 2011, ele e o irmão viajaram para a Alemanha e, depois de visitarem as fábricas e museus das grandes marcas do país, aproveitar­am as rodovias com trechos sem limite de velocidade para se esbaldar ao volante de um 911 Carrera 4S. “Cheguei a 300 km/h”, gaba-se.

De volta à vida real, o administra­dor cuida das réplicas com o mesmo amor que um Porsche legítimo mereceria. “Guardo os dois sob capas de feltro. Tenho prazer só de vê-los na garagem, lavar, polir. A gente mexe nos carros e cria afeto por eles.”

 ??  ?? Entusiasta.
Entusiasta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil