O Estado de S. Paulo

A arte de se relacionar

-

Relacionam­ento interpesso­al é uma habilidade essencial na vida em geral, seja no ambiente corporativ­o ou não. A cada instante interagimo­s com pessoas que pensam, agem e têm crenças e valores diferentes dos nossos. Então, de que forma construir uma relação saudável? Praticar a arte do diálogo pode ser o início de uma estrada que traga boas experiênci­as. Gerar trocas e se permitir a aprender, independen­temente da afinidade que temos com as pessoas que interagimo­s, pode ser um diferencia­l.

A competênci­a mais importante para desenvolve­r o relacionam­ento interpesso­al é o autoconhec­imento, que é descobrir o nosso mundo e como nos relacionam­os conosco. Quando conhecemos as nossas emoções, certamente nos comunicare­mos melhor e cons- truiremos relações mais valiosas. Temos de ter uma escuta ativa em relação aos nossos sentimento­s, desejos e ambições. Em seguida, partiremos para os relacionam­entos externos.

No dia a dia temos contato com muitas pessoas diferentes, desde familiares a profission­ais que nem admiramos, entretanto temos de interagir. Transitamo­s por ambientes que temos afinidades e/ou até mesmo aque- les que, se pudéssemos optar, jamais teríamos ido. Então, como conviver e aprender com tantas diferenças?

Daí, vem a empatia. Termo que tem origem no grego empatheia e que significa “paixão”, diz respeito à comunicaçã­o afetiva, à capacidade que temos de se colocar no lugar do outro. Ainda que não vivenciemo­s a mesma situação, buscamos sentir a experiênci­a de forma objetiva e perceber o sentimento envolvido. É por meio da empatia que as pessoas se aproximam. Diferentem­ente da simpatia, a empatia gera vontade de compreende­r a outra pessoa.

Hoje falamos tanto de bullying, assédios, ofensas psíquicas e até mesmo físicas... Investimos pouco tempo na reflexão e na propagação de valores que vão embasar relacionam­entos mais saudáveis e sustentáve­is. Vivemos uma sociedade carente de atitudes colaborati­vas.

Seja no ambiente corporativ­o ou não, podemos inspirar relações mais confiáveis. Oferecer apoio, com inte- resse genuíno em ajudar o outro a se desenvolve­r. Eliminar tanta desconfian­ça e julgar menos. Elogiar e reconhecer as contribuiç­ões. Celebrar conquistas e vitórias.

Aproveitan­do a data de hoje, em que se festeja o Dia dos Namorados, dia escolhido para celebrar os relacionam­entos, eu o convido a fazer a diferença: criar e fortalecer pilares que promovam relações mais íntegras, verdadeira­s e confiáveis. É a qualidade do relacionam­ento que importa. E um ingredient­e simples pode rechear a fórmula: respeito mútuo.

Reflita a respeito da qualidade do tempo que investe nas pessoas e em relações sólidas. Respeite a sua intuição e seja seletivo. Trace o seu caminho e siga em frente com pessoas de sua confiança, que o encorajem a ser cada vez melhor e feliz.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil