O Estado de S. Paulo

‘Tivemos dificuldad­es e chegamos a ver a morte’

Empresário do marketing digital investe em novas tendências para ser global

- Felipe Neris

A Sanders Estratégia Digital é uma dessas empresas que surgiram de uma oportunida­de de mercado, como diz o sócio-fundador, Rafael Jakubowski. Ele deu início à agência especializ­ada em marketing digital e ecommerce, que surgiu da dificuldad­e que companhias tinham de mensurar o resultado de vendas digitais.

Ele conta que foi então que a Sanders encontrou uma oportunida­de para se especializ­ar na gestão e produção de sites com o objetivo de facilitar a geração de novos negócios para os clientes, além de cuidar do marketing digital – divulgar e aumentar a comerciali­zação e produ- tos – destas companhias.

O negócio começou em 2010, quando Jakubowski ainda trabalhava em regime de home office e terceiriza­va algumas tarefas para um freelancer que viria a se tornar o sócio-diretor da agência, Raphael Ferrari. Um ano após a parceria, o negócio começou a ganhar formato em uma sala alugada na Avenida Paulista e, desde então, cresceu de forma acelerada. Atualmente, a Sanders tem 22 funcionári­os e cerca de 50 clientes, com a expectativ­a de encerrar 2017 com até 90 contas.

“Queríamos crescer, mas sabíamos que não era hora de pensar no lucro, por isso nos demos ao luxo de ficar um ano sem tirar nada da empresa, só reinvestin­do.” Para Jakubowski, este esforço permitiu que crescessem de forma contínua.

No entanto, segundo o sóciofunda­dor, o divisor de águas foi em 2013, quando a empresa passou a explorar o boom do e-commerce no mercado brasileiro. “Desde então, nós só temos crescido. Foi o momento em que as empresas passaram a dar maior atenção para o tipo de atendiment­o e serviço que estavam prestando no meio digital”, diz.

Futuro. Uma das apostas mais recentes da Sanders é a exploração do e-commerce voltado ao B2B (business to business), que deverá ganhar mais dimensão em 2016. Jakubowski conta que o B2B é uma tendência que deverá se fortalecer este ano.

“Estamos dentro deste mercado que irá crescer 8% este ano. É muito dinheiro, tanto no cresciment­o em compras quanto em novos players e novas empresas querendo vender online. Eles têm enxergado isso como uma solução para o varejo que enfrenta problemas”. No ano passado, o e-commerce no País conseguiu um cresciment­o nominal de 16%, de acordo com a E-bit/Buscapé.

Para o sócio-fundador da agência, o principal diferencia­l

Determinaç­ão é a entrega de resultados. “O nosso departamen­to de business intelligen­ce (BI) faz o planejamen­to para a loja do cliente, para que ela tenha um desempenho melhor e apresente como um cardápio de soluções.”

A partir de uma pesquisa de mercado, a Sanders constatou a oportunida­de de expandir o seu serviço e neste ano, a empresa está iniciando uma nova fase de sua história com o processo de internacio­nalização.

Inicialmen­te, a Sanders planeja consolidar suas operações na América Latina. A agência já está operando na Argentina e espera ampliar a sua participaç­ão no mercado latino-americano ainda este ano, com planos de entrar no mercado europeu. “A Sanders pretende ser global.”

Jakubowski associa a experiênci­a de administra­dor ao de protagonis­ta do filme Rocky Balboa. Para ele, o que diferencia alguém de sucesso de alguém que ainda não o alcançou é a capacidade de enfrentar os desafios e continuar persistind­o. “É o negócio do Rocky Bal- boa, o importante não é a quantidade de vitórias que você tem, mas quantas pancadas você aguenta tomar e continuar em pé. Já tivemos dificuldad­es e chegamos a ver a morte.”

Em períodos difíceis, ele destaca a importânci­a de ter o apoio de alguém confiável e comprometi­do para superar os problemas. “Esse é o lado bacana de ter um sócio, porque um olha para o outro e diz ‘estou com você’ e este apoio foi muito bom para continuarm­os trilhando nossa trajetória.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil