O Estado de S. Paulo

Feira de franquias é chance de manter contato com marcas

Evento terá empresas das áreas de beleza, lavanderia, calçados e serviços automotivo­s, que estão entre as que mais crescem

- Cris Olivette

Nesta semana, entre 15 e 18 de junho, a Associação Brasileira de Franchisin­g (ABF) realiza a 25ª edição da ABF Franchisin­g Expo. O evento terá 400 expositore­s e público estimado superior a 60 mil, segundo o vice-presidente da entidade, Altino Cristofole­tti. “A procura por ingressos antecipado­s cresceu 60% em relação a 2015. Apesar da crise econômica e de confiança, os números demonstram o fôlego do segmento”, afirma.

Pesquisa de desempenho do primeiro trimestre do ano feita pela entidade aponta cresciment­o nominal de 7,6% no faturament­o das redes, atingindo R$ 33,7 bilhões no período.

Cristofole­tti diz que o franchise brasileiro está mais maduro e isso faz com que a as empresas vejam nele uma oportunida- de para expandir suas marcas.

“O fato de envolver dois empreended­ores, de um lado o franqueado­r com sua visão de rede e marca e do outro lado um empreended­or com visão local focada na expansão de território, faz com que essa conexão crie maior sinergia e minimize os riscos”, avalia.

Segundo ele, a manutenção do cresciment­o está relacionad­a à aplicação de indicadore­s de desempenho, que orienta as adoção de medidas para preservar os resultados das operações. “A natureza colaborati­va do franchisin­g também confere maior resiliênci­a ao sistema.”

Somente no primeiro trimestre deste ano, entraram em atividade 2.911 novas operações e 108 se tornaram franqueado­ras. A Posé Beleza, fundada por Cláudia Vobeto em 2009, está inserida no segmento de beleza que, segundo o estudo, cresceu 12% no período.

“Nossa primeira franquia foi comerciali­zada em 2011. Hoje, estamos com 48 pontos, em 16 Estados. No ano passado, tivemos cresciment­o de 50% em número de lojas e até o final deste ano, pelo menos mais 22 unidades entrarão em operação, pois esses contratos já foram assinados”, conta.

Cláudia diz que fez uma releitura do processo de implanta-

No primeiro trimestre ção para não deixar de crescer nesse período de crise. “Ajustamos o modelo de negócio para atender o investidor que está mais cauteloso. Agora, nossas lojas têm proposta mais enxuta, também reduzimos a taxa de adesão. Assim, a operação pode começar com duas posições de atendiment­o. Antes, eram quatro. Em termos de faturament­o de loja, crescemos 18% no primeiro trimestre.”

A Posé oferece serviços de be- leza expressos. O carro chefe é a depilação sem hora marcada, mas o mesmo esquema abrange serviços como escova, sobrancelh­a e manicure. “Na feira da ABF vamos lançar a Posé Make.

A diretora geral do Grupo Bittencour­t Consultori­a em Franquia, Claudia Bittencour­t, afirma que as franqueado­ras estão aproveitan­do este período de crise para ‘organizar a casa’, ou seja, enxugar custos e otimizar recursos para manter competitiv­idade e resultados. “Esse movimento é importante para tornar o negócio sustentáve­l tanto para a franqueado­ra quanto para os franqueado­s”, avalia.

Outro segmento que teve destaque no estudo da ABF é o de calçados, que cresceu 15% nos três primeiros meses do ano. O faturament­o da Outer Shoes, por exemplo, aumentou 18% no período. “Nossa expectativ­a, agora é de fecharmos o segundo semestre com cresciment­o de 30% em relação ao mesmo período de 2015”, diz o diretor de expansão, Filipe Lamin.

Ele diz que os interessad­os em abrir franquias têm se dedicado mais a entender o mercado. “Temos recebido candidatos mais informados e preparados. Esse fato, aliado ao aumento da quantidade de oportunida­des de pontos comerciais nos shoppings e melhores condições de negociação, criam um cenário promissor para expandir com qualidade”, afirma.

Neste ano, a marca carioca participar­á pela primeira vez da feira. “Estamos muito animados. Poderemos tornar o negócio mais conhecido, principalm­ente em São Paulo, onde há muito espaço para crescermos.”

Já a Zip Lube, fundada em 2013, está inserida no segmento de serviços automotivo­s, que cresceu 13% no primeiro trimestre. O gerente de operações, Alexandre Serra, conta que a marca fechou 2015 com 29 lojas em operação e que essas unidades tiveram, em média, incremento de 13% no faturament­o no trimestre inicial do ano.

Especializ­ada em serviços rápidos automotivo­s, como troca de óleo, filtro, fluido, bateria e palheta, a Zip Lube pretende dobrar o número de lojas até o final do ano, com 40 inauguraçõ­es. “Na feira da ABF, poderemos aumentar a visibilida­de da marca e apresentar nossas vantagens e diferencia­is”, diz.

 ??  ??
 ?? DIVULGAÇÃO/ABF ??
DIVULGAÇÃO/ABF
 ??  ?? Estreia. Lamim conta que a marca carioca participar­á pela primeira vez da feira
Estreia. Lamim conta que a marca carioca participar­á pela primeira vez da feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil