O Estado de S. Paulo

Inglaterra empata e hooligans brigam

Torcedores ingleses e russos se enfrentam em batalha campal nas ruas de Marselha; polícia usa bombas de efeito moral

-

A França já percebeu que terá dificuldad­es para conter os hooligans dos países vizinhos. Ontem, antes de Inglaterra e Rússia estrearem na Eurocopa em Marselha pelo Grupo B, grupos de torcedores que acompanhav­am as duas equipes travaram uma guerra campal nas ruas da cidade histórica.

Nas redes sociais e nos sites de jornais franceses e ingleses, vídeos e imagens mostraram os confrontos entre ingleses e russos principalm­ente na região do antigo porto de Marselha, um dos principais destinos turísticos da cidade.

Os vídeos mostravam ruas fechadas com centenas de ingleses de um lado e centenas de russos do outro. Eles arremessa- vam cadeiras, paus e pedras.

A polícia francesa alegou que traçou rotas diferentes para que as torcidas dos dois times acessassem o Velódrome, estádio do jogo. Mas foi preciso usar bombas de efeito moral para que os policiais separassem os adversário­s no porto, que se tornou um cenário de guerra.

Dezenas de pessoas ficaram feridas, pelo que se viu também em imagens publicadas em veículos de comunicaçã­o europeus. Umtorcedor inglês, que sofreu uma parada cardíaca após ser agredido violentame­nte, foi internado em estado grave. Seis torcedores foram presos.

Dentro de campo, a Inglaterra perdeu ótimas chances de gol e foi castigada com um gol de empate da Rússia aos 47 minutos do segundo tempo, fechando a partida em 1 a 1.

Já o País de Gales, que pela primeira vez disputa uma Eurocopa, venceu na sua estreia: 2 a 1 sobre a Eslováquia, com gols de Ramsey e Bale, e lidera a chave.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil