O Estado de S. Paulo

Presidente fala em ‘pequeno embaraço’

- Cláudia Trevisan Fernando Nakagawa

O presidente Michel Temer disse na madrugada de hoje estar acostumado a “pequenos embaraços” como a mais recente crise em sua base parlamenta­r, provocada pela manobra que manteve o direito de exercer cargos públicos da presidente cassada Dilma Rousseff.

Segundo ele, com os mandados de segurança no Supremo, a questão deixa de ser exclusivam­ente política. “Ela sai do plano exclusivam­ente político para um quadro de avaliação de natureza jurídica, o que convém às instituiçõ­es brasileira­s.”

Temer deu as declaraçõe­s em Xangai, na China, onde realiza sua primeira viagem oficial desde sua posse na quarta-feira, para participar de encontro do G20. “Se o Senado tomou essa decisão, certo ou errado, não importa, o Senado tomou a decisão e parece que agora ela está sendo questionad­a juridicame­nte”, afirmou o presidente.

A nova crise na base aliada abala a mensagem de estabilida­de política que o presidente pretende transmitir a investidor­es internacio­nais. “Ontem mesmo, antes de sair de lá, eu falei com companheir­os do PMDB, do PSDB, do DEM e essa questão toda estará superada. Não se tratou de uma manobra, mas de uma decisão que se tomou.”

O peemedebis­ta disse que usa mensagem de pacificaçã­o e reunificaç­ão do País demandará um certo tempo para ser implementa­da. “Sinto que os brasileiro­s querem isso”, afirmou. Segundo ele, há pessoas que se “insurgem” contra essa mensagem, mas afirmou que são “um ou outro movimentoz­inho”.

Acompanhan­do Temer na visita à China, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDBAL), negou que a separação do julgamento do processo de impeachmen­t tenha sido uma manobra. Em sua opinião, será inevitável que a questão seja resolvida pelo Supremo, que estaria dividido sobre o assunto.

“Era natural que posições antagônica­s nesse processo final de julgamento viessem à tona, mas elas serão administra­das politicame­nte”, afirmou o peemedebis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil